5 tendências tecnológicas para 2019 BLOG

30 nov 5 tendências tecnológicas para 2019

Objetos Autônomos, Digital Twins, são algumas das tendências tecnológicas que as empresas precisam se focar nos próximos anos. A transformação digital aliada com a ascensão das tecnologias emergentes estão desafiando empresas a repensar seus modelos de negócios e suas estratégias.

Hoje iremos abordar um tema que foi exposto na Garther Symposium/ITxpo 2018, o Vice-Presidente, David Cearley apresentou as tendências tecnológicas que vão impactar o mundo dos negócios em 2019 e nos próximos anos.

Objetos Autônomos

Objetos autônomos compreendem desde carros a drones e até robôs que utilizam a Inteligência Artificial(IA) para automatizar processos e trazer facilidades. Esses elementos de IA vão impulsionar o mercado nos próximos dez anos.

Segundo o VP do Gartner, essa tecnologia vai evoluir e transformar objetos inteligentes em colaborativos. “A medida que objetos autônomos se proliferam, esperamos uma mudança de coisas inteligentes autônomas para um enxame de coisas inteligentes colaborativas, com múltiplos dispositivos trabalhando juntos, independente das pessoas ou da contribuição humana”, explicou.

Um problema apontado pelo executivo foi a integração desses objetos. “Se esses objetos autônomos não forem integrados, nós vamos ter problemas. Por enquanto, as pessoas não estão focadas nessa questão, mas, daqui há três anos, esse será um problema potencial”.

 

 Ética e privacidade digital

Saber lidar com a ética e a privacidade de dados no ambiente digital será ainda mais essencial, visto que, os consumidores e usuários da internet estão preocupados em querer entender e saber como as empresas usam seus dados e informações pessoais.

As marcas vão precisar pensar mais a respeito disso. Outras terão que desenvolver uma estratégia de marca toda relacionada a esses conceitos”, indicou o VP do Gartner.

Digital Twins

Segundo a definição do Gartner, Digital Twins é a representação de uma entidade ou sistemas do mundo real que vai muito além da Internet das Coisas. Digital Twins são modelos de software dinâmico que se baseia em dados operacionais e outros tipos de dados que permitem compreender como uma organização opera seu modelo de negócios, implanta novos recursos e se adapta às mudanças.

“Daqui há três anos, entre 60 a 80% das indústrias usarão essa tecnologia para automatizar processos” afirmou o executivo do Gartner.

 Inteligência Artificial orientando o desenvolvimento

A Inteligência Artificial será utilizada em um nível mais avançado. Um exemplo disso é que, em 2022, 40% dos projetos para se desenvolver um aplicativo terão como parceiros na equipe co-desenvolvedores de inteligência artificial. Nesse cenário também, profissionais que não são especialistas na área terão a capacidade de usar essas ferramentas movidas por inteligência artificial para criar novas soluções.

 

Experiência imersiva

No futuro a experiência imersiva, baseada na utilização das tecnologias de realidade virtual, aumenta e mista se tornará multicanal. Como explicou David:

A experiência multicanal utilizará todos os sentidos humanos, bem como sentidos de computação avançada como (calor, umidade e radar) em todos os dispositivos multimodais. Esse ambiente múltiplo criará uma atmosfera de experiências nas quais os espaços que nos cercam definem “o computador” em vez dos dispositivos individuais. Com efeito, o ambiente é o computador”.