moveideias_5_vantagens_de_um_software_de_logistica

25 jun 5 Vantagens de um Software de Logística

A tecnologia nas empresas foi desenvolvida de forma a facilitar a rotina e a aprimorar os processos, contribuindo para que os resultados alcançados sejam otimizados. Parte disso vem da eliminação da necessidade de trabalhos manuais, da redução de erros e retrabalhos, da maior segurança e da confiabilidade das informações, por exemplo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre 5 vantagens de um software de logística para as empresas e como ele auxilia nas rotinas. Continue acompanhando e saiba mais!

1. Maior controle sobre as operações

A automatização dos processos, feita por meio da implementação de um software de logística, faz com que grande parte das informações esteja concentrada em uma única base de dados, facilitando o acesso e seu compartilhamento.

Dessa forma, o controle das atividades se torna muito mais eficiente, com maior acompanhamento, maior produtividade e mais análises, que permitem a identificação de pontos de melhoria e elaboração de planejamentos mais assertivos.

2. Otimização dos processos

A tecnologia ajuda a eliminar a necessidade de trabalhos manuais. Além de fazer com que os processos sejam mais confiáveis e garantir a segurança das informações, o método de trabalho se simplifica, além de demandar um tempo consideravelmente menor na realização de cada atividade.

3. Comunicação ágil

Com a utilização de um software de logística, a atualização e a troca de informações passa a ser realizada praticamente em tempo real. Em muitos casos, processos que são sequenciados já são realizados, assim que a etapa anterior é finalizada no sistema.

Para a logística, isso é especialmente importante, visto que a agilidade pode representar uma grande vantagem competitiva — tanto na liberação de pedidos e nas entregas quanto no processo de tomada de decisão.

4. Visão integrada

Com a integração dos processos, passa a ser possível acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades, bem como identificar os gargalos que atrapalham o andamento das atividades e interferem nos resultados.

Ou seja, a tecnologia permite, por exemplo, acompanhar o ciclo do pedido dos clientes, do momento em que ele é inserido no sistema, até o momento em que ele é liberado e entregue (passando por todos os processos logísticos envolvidos).

5. Redução de custos

Uma das maiores vantagens do investimento em um software de logística é a redução de custos. Com a melhoria na execução dos processos, essa otimização pode ser alcançada pelo aumento da produtividade, redução de desperdícios (de tempo, insumos e mão de obra, por exemplo), maior controle sobre os processos e da agilidade na comunicação e tomada de decisão.

Apesar de muitos gestores ainda serem resistentes com relação ao investimento de tecnologia, ele apresenta uma relação custo-benefício altamente compensatória.

No artigo de hoje, mostramos apenas algumas vantagens que podem ser obtidas com a utilização de um software de logística e algumas delas podem ser percebidas já em curto prazo — além de outras, que são mais específicas para cada área, como estoques, expedição e transporte, por exemplo.

O que achou desse artigo? Ficou claro como o investimento em tecnologia na logística pode beneficiar o seu negócio? Aproveite os comentários e nos deixe saber quais são as suas opiniões e experiências sobre esse assunto.