moveideias_a_importancia_de_uma_logistica_eficiente_no_pequeno_negocio

17 ago A importância de uma logística eficiente no pequeno negócio

Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas devem se preocupar em ter uma logística eficiente. Nos dias de hoje, é fundamental que os pequenos e até mesmo microempresários invistam em processos logísticos de qualidade.

Se você é um pequeno empreendedor e pensa que a logística está longe da sua realidade, está enganado. Continue a leitura e descubra onde e por que você deve ter um cuidado a respeito desses processos no seu pequeno negócio.

Controle de estoque

Fazer o controle do estoque é essencial para empresas de qualquer porte e essa é uma atividade que envolve a logística. E, para fazer uma gestão de estoque de qualidade, é essencial o investimento em softwares que auxiliem os profissionais nos processos.

Dessa forma, será possível não só controlar a entrada e a saída de mercadorias, mas também saber qual a quantidade de cada item está disponível, podendo assim programar melhor as compras para não ter produtos faltando e nem em demasia.

O controle de estoque também permite que se faça a emissão de relatórios, como o de curva ABC, que mostra ao empresário quais são os produtos mais vendidos em uma loja, por exemplo.

Sistemas de armazenagem

A logística também está diretamente associada às atividades de armazenagem em grandes galpões ou em armazéns onde são utilizados sistemas de armazenagem como porta pallets, sistemas verticalizados, do tipo carrossel, entre outros.

Ter o conhecimento de qual tipo de sistema de armazenagem é mais adequado para cada tipo de produto é essencial, uma vez que isso evita que haja danos nas mercadorias e também contribui para o bem-estar dos funcionários, que vão trabalhar em um local com infraestrutura adequada para uma boa ergonomia, por exemplo.

Meios de transporte

O Brasil possui uma extensão territorial muito grande, com 8,5 milhões de Km², segundo o IBGE, em seu senso demográfico realizado em 2010. Ainda de acordo com o IBGE, o setor de transporte é responsável por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e a utilização dos modais de transporte no Brasil estão distribuídos em: 61% rodoviário, 21% ferroviário, 14% aquaviário e 4% aéreo.

Para saber qual das modalidades é mais indicada para cada empresa, indica-se a análise e a realização de estudos na área da logística.

Transporte de cargas

Conforme dito, o transporte de mercadorias está diretamente ligado à logística. Desse modo, alguns cuidados devem ser tomados para que não ocorram danos às cargas enquanto elas estão sendo levadas de um local para outro.

Para evitar danos, como riscos e amassamentos, é essencial que a empresa conte com motoristas e auxiliares que saibam como manusear as cargas, ter embalagens práticas e envolvê-las em plástico-bolha, utilizar indicadores de impacto, evitar a água e a umidade etc.

Viu como é importante contar com o suporte de uma consultoria ou profissionais qualificados na área para ter uma logística eficiente em seu pequeno negócio? Isso fará com que você economize tempo e dinheiro, bem como consiga uma base de clientes mais satisfeitos.

E, para estar sempre por dentro do mundo da logística, custa nossa página no Facebook e receba as novidades na sua linha do tempo.