Como as redes sociais podem ajudar seu e-commerce?

A todo momento surge um novo e-commerce no mercado. A concorrência é grande e as dificuldades também. É preciso muito mais do que apenas uma plataforma estruturada para atender ao cliente. É necessário um bom trabalho de divulgação para se diferenciar entre os concorrentes. Mas como fazer isso? As redes sociais têm se transformado em grandes aliadas na divulgação de produtos e serviços das lojas online.
Quer saber como as redes sociais podem ajudar no desenvolvimento do seu e-commerce? Confira algumas dicas que vamos listar para investir nas redes sociais e aumentar a procura de seus produtos e serviços.

1. Próximo ao público

As redes sociais na atualidade fazem parte da vida das pessoas. Sim, é por meio delas que as pessoas se comunicam, se atualizam, fazem trocas, vendem, entre outras atividades. Ou seja, é o cotidiano dos usuários. Por esse motivo, é mais do que importante falar com os consumidores conforme suas necessidades.
Nesse momento, conhecer seu público-alvo é fundamental. Afinal, você deve humanizar sua marca para se aproximar do consumidor ao qual oferece produtos ou serviços. Preste atenção no que ele gosta, na sua personalidade, onde ele vive, expectativas e etc. É importante que não pense com seu olhar, mas como o seu cliente realmente se comporta.

2. É onde o consumidor se expressa

As redes sociais não apenas fazem parte do dia a dia do cotidiano do consumidor, mas também compõem o lugar onde os seus clientes se sentem à vontade para falar. Sendo assim, você pode conhecer melhor seu público. Por exemplo, se sua empresa vende produtos para jovens, dentro das redes sociais é possível entender quais os artistas eles gostam, como eles se comportam, o que eles realmente procuram. Dessa forma, é possível mudar (ou melhorar) a estratégia  de marketing, de vendas e outras que você use.

3. Segmentar

Na atualidade, sabemos que nichos dão muito mais resultado do que atirar para todos os lados. Aliás, uma estratégia focada possibilita muitos mais resultados – e até menos gastos. E isso é a que mais dá possibilidades às redes sociais.
Por exemplo, hoje é possível fazer campanhas focadas de Facebook Ads, conforme a percepção de estudos do público alvo. Dessa maneira, é possível ter melhores resultados.
A rede fast food Burger King fez uma campanha inusitada e melhorou muito suas vendas. Em 2013, a marca tinha cerca de 30 mil fãs, quando decidiu dar uma “limpa” na sua página. A marca colocou um banner no Facebook, que tinha essa ideia: “Se você é verdadeiramente fã, clique no banner e continue a seguir a página. Se não, clique e adicione seus dados, vamos enviar um cupom para que você possa ganhar um Big Mac e ser feliz”.
Com a campanha,  a rede social chegou a 8 mil seguidores, porém rendeu cinco vezes mais engajamento e interação com a marca. Com isso, é muito claro, aumentou as vendas.
Muitos empresários acreditam que o aumento de seguidores irá trazer mais resultados a marca, mas a verdade é que o trabalho segmentado é muito mais importante.

4. É possível mensurar, sim!

Os empresários quase sempre ficam chateados dizendo que não é possível mensurar o que está sendo feito nas redes sociais. Mas isso não passa de um mito. Além de sistemas que se associam com as mídias, é possível utilizar uma série de técnicas que ajudam a mostrar os resultados.
Há formas simples de fazer isso. Por exemplo, uso de cupons ou de códigos para mostrar de onde o consumidor veio. Pedir para que esses clientes coloquem em suas compras esses dados vai ajudar muito.
Outra forma é alinhar o Google Analytics ao Facebook. Basta colocar alguns códigos no carrinho de compra que você verá quanto de compra seus clientes vieram das redes e chegam até o final do processo de compra.
Todos esses são exemplos simples, mas que podem fazer total diferença para seu e-commerce e ajudá-lo a fazer a diferença.

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