moveideias-como-reduzir-a-burocracia-na-logistica

25 out Como reduzir a burocracia na logística?

É de praxe que gestores de empresas ou profissionais responsáveis pelo setor de logística de uma organização busquem, cada vez mais, por opções que reduzam a burocracia nesse tipo de processo.

Isso acontece porque o sistema logístico é de extrema importância para o bom andamento das atividades de uma empresa como um todo, além de afetar diretamente na satisfação dos clientes.

Para ajudá-lo a descobrir como reduzir a burocracia na logística da sua empresa, elaboramos uma lista com 5 dicas que você pode colocar em prática e otimizar processos. Continue a leitura e confira!

1. Otimize o relacionamento com fornecedores

Ter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para que você possa negociar prazos, solicitar produtos a serem entregues de forma emergencial a um determinado cliente, entre outras situações.

Por este motivo, manter as relações com quem lhe presta serviços ou fornece produtos é fundamental. Com essas boas práticas, você poderá contar com a ajuda dessas pessoas e empresas quando se encontrar em situações críticas.

2. Treine as suas equipes

Quando uma equipe é bem treinada, são evitados os pequenos erros que podem acarretar retrabalho e perda de tempo em uma organização. Todo o tempo desperdiçado na refação de algo que foi feito de maneira errada atrasa os processos logísticos de uma empresa, sobretudo quando falamos em linhas de produção.

O treinamento das equipes deve ser algo sempre presente nas empresas que desejam reduzir a burocracia na logística. Isso pode ser feito por meio de cursos, palestras, workshops e até mesmo pequenas reuniões diárias para que ensinamentos breves e mensagens de positivismo sejam repassadas.

3. Desenvolva uma cultura organizacional

A cultura organizacional nada mais é do que um conjunto de valores, como a missão e a visão da empresa, bem como outros princípios em que ela acredita. Esses valores geralmente representam o pensamento da alta cúpula administrativa de uma empresa e devem ser seguidos por todos os colaboradores que fazem parte da organização.

Ter uma cultura organizacional bem definida e divulgada para o público interno auxilia na otimização das atividades burocráticas e, consequentemente, há uma efetiva melhora nos processos logísticos desempenhados.

4. Automatize os processos

Automatizar os processos não significa que você deve substituir todos os recursos humanos da empresa por máquinas, mas sim adquirir equipamento moderno e adequado para o auxílio na realização de tarefas.

Com a revolução da internet e da computação, diversos sistemas de ERP e de gerenciamento de tarefas surgiram e eles podem ser muito úteis na logística da sua empresa.

5. Integre os sistemas

Além de ter sistemas automatizados, é importante que você cuide para que haja integração entre eles, pois isso facilita muito o desempenho de determinadas atividades.

Os sistemas do embarcador e dos parceiros logísticos, por exemplo, quando integrados, propiciam maior visibilidade e agilidade no acesso às informações, gerando uma logística menos burocrática e mais eficaz.

Agora que você já sabe como reduzir a burocracia na logística da sua empresa, que tal continuar aprendendo um pouco mais sobre automação? Confira nosso artigo sobre a importância da automação no processo de entrega de pedidos e entenda como isso pode ser útil para o seu negócio!