moveideias_inovaçoes_na_logistica_e_transportes_que_podem_melhorar_sua_empresa

12 jul Inovações na logística e transportes que podem melhorar sua empresa

Saiba o que são as entregas last mile (última milha) A tecnologia evoluiu, o mercado de entregas mudou e o cliente também passou por transformações. Hoje, o consumidor está de olho nas companhias que investem em automatização, e por isso é importante apostar nessa solução como diferencial competitivo do seu negócio.

Com uma mãozinha da computação, a logística tem ganhado ferramentas modernas que vão conquistar o seu cliente e simplificar suas transações. Quer conhecer quais são as inovações na logística que podem otimizar a sua empresa? A gente te conta no artigo de hoje!

Drones

A robótica já chegou ao ramo de entregas e apresentou bons resultados aos empreendedores. Os drones têm chamado a atenção da logística porque estão avançando de forma intensa e porque podem ser muito práticos quando aplicados no despacho de pedidos.

A Amazon começou a apostar na solução. Segundo informações divulgadas pela própria companhia, 86% dos pedidos feitos em seu site poderiam ser despachados e entregues pelas máquinas.

Múltiplos centros de distribuição

A ideia de possuir um único centro de distribuição já se mostrou ineficiente. Quando a mercadoria comprada está muito longe do consumidor, os prazos de entrega são longos e o valor de frete também é proporcionalmente maior. Por isso, a alternativa encontrada pelos consumidores foi apostar em um novo modelo operacional, formado por diversos centros de distribuição.

Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais criteriosos, diminuir os prazos e preços das entregas é um diferencial interessante. Só se consegue adotar o modelo se o estoque estiver perto do cliente, por isso é preciso fracionar o inventário em diferentes regiões.

Dessa forma, se um pedido é feito para a empresa, ele chega mais rápido e por menor custo ao consumidor. Para otimizar o processo, as marcas podem contar com os softwares de gestão. Assim, fica mais fácil gerir múltiplos estoques e garantir que todos os centros estejam em pleno funcionamento.

Inteligência artificial

Das inovações na logística, essa talvez seja a mais polêmica! Muitos empreendedores apostam que logo as máquinas poderão substituir os humanos nos processos de despacho.

Essa realidade parece cada vez mais próxima. Na produção, por exemplo, a troca de homens por máquinas é um dilema antigo. Hoje, muitos automóveis e produtos eletrônicos são produzidos de forma inteiramente robotizada.

Na logística, as máquinas já são úteis para a separação de mercadorias e controle do inventário. A previsão é de que logo elas possam também deslocar as entregas até os clientes.

Softwares de TMS

Os sistemas TMS servem para que as transportadoras consigam controlar seus fretes, entregas, rotas, desempenho dos entregadores e muito mais. Automatizar o monitoramento é uma tática inovadora que vai assegurar a satisfação dos clientes e ainda ajudar a transportadora a economizar.

Fazendo o monitoramento eletrônico dos produtos, o empreendedor consegue acompanhar sua encomenda desde o momento em que sai do estoque até quando chega ao destino final. Além de garantir que o produto alcance o cliente com segurança, o software ainda evita atrasos.

A comunicação em tempo real permite notificações caso haja qualquer imprevisto na rota do pedido. Para melhorar, a automatização ainda funciona como diferencial competitivo, já que os clientes estão de olho nas empresas que adotam novas tecnologias.

Gostou de conhecer as inovações na logística que estão bombando no mercado de entregas? Então aproveite para compartilhar este post com seus amigos nas suas redes sociais!