Por que o Romaneio é importante blog

16 ago Por que o Romaneio é considerado um processo importante?

Transportar um produto requer informações adequadas e dentro do indicado pela fiscalização, já que não existe um documento padrão para ser utilizado. Saber gerencia-las diariamente é fundamental para o bom andamento da operação da companhia. É nesse momento que surge o tema do nosso post: vamos falar sobre o Romaneio!

 

O que é o Romaneio?

O Romaneio é um documento utilizado para transporte de determinado produto. Mesmo não existindo um padrão exigido pelas áreas regulamentadas, algumas informações costumam ser apresentadas no documento:

  • Quantidade de produtos
  • Identificação por ordem numérica
  • Descrição da embalagem (Peso Bruto , Peso Líquido, Dimensões e Volumes)
  • Tipo de embalagens (Caixa, paletes, envelopes,  entre outros)

 

Qual a importância do romaneio?

 

  • Conferência de Entrega: Com o Romaneio a probabilidade de erros na entrega é minimiada ao extremo, pois ajuda a identificar onde se encontra o produto no meio de transporte utilizado. Outro ponto importante é que a responsabilidade do produto passa a ser do motorista. Com isso, algumas transportadoras acabam por emitir duas vias para que a prestação de contas seja feita de forma mais segura.
  • Rastreamento da Carga: Caso a empresa faça o uso de algum sistema de rastreamento, o Romaneio auxilia no controle do produto. Com isso, é possível verificar o local em que se encontra a carga tornando o processo mais confiável e seguro.
  • Seguradora:Em caso de sinistro, para que a seguradora possa indenizar a empresa muitas vezes é exigido o Romaneio, com todas as informações da carga para que seja autorizado o ressarcimento. Caso a documentação não seja encaminhada à seguradora, a responsabilidade passa a ser do transportador.

É claro que, mesmo não existindo um padrão, é extremamente importante identificar cada produto que esta dentro do caminhão, através do Romaneio. Afinal, quem é que não quer ser conhecido por prestar um serviço de excelência?