moveideias-saiba-como-contratar-um-software-de-logistica

29 mar Saiba como contratar um software de logística

Em um mercado altamente competitivo, não é segredo que as empresas que conseguem se organizar e utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor obtêm uma considerável vantagem sobre seus concorrentes.

Nesse sentido, para obter eficiência plena nos seus processos de logística e alcançar um diferencial estratégico, as organizações do setor de indústria e comércio devem contar com um sistema que as auxilie nesse procedimento crítico.

Assim, um software de logística pode ser um grande aliado. Mas qual a importância dele? Como escolher um? É o que veremos no post de hoje. Acompanhe!

Qual a importância de um software de logística?

Um software de logística auxilia na gestão dos pedidos e entregas, proporcionando controle efetivo dos custos relacionados com transporte e oferecendo transparência ao processo, por meio da disponibilização de relatórios gerenciais e consultas em tempo real.

Com isso, a empresa assume o controle pleno do serviço e melhora o relacionamento operacional com fornecedores e clientes.

A questão que surge é: como escolher a ferramenta adequada para sua empresa? Naturalmente, alguns pontos precisam ser levados em conta antes da decisão.

O que considerar antes de contratar um software de logística?

Aderência às necessidades da empresa

O primeiro ponto a analisar é se o software de logística atende os requisitos que a empresa considera essenciais. Para isso, o gestor deve preparar uma lista de funções que a solução e seu fornecedor devem oferecer.

Relatórios desejados, acesso remoto, consultas online e suporte 24 horas são apenas alguns exemplos de requisitos que a organização pode impor. Reúna sua equipe e prepare um documento que servirá de base quando iniciar a pesquisa. Uma boa ideia é classificar os itens em “obrigatórios” e “desejáveis”, pontuando os sistemas que melhor atendam o que foi solicitado.

Infraestrutura necessária

A contratação de um software que exija a instalação de bancos de dados, equipamentos ou outros sistemas específicos para funcionar deve ser olhada com restrições. É importante que sua equipe técnica assessore e opine a respeito, para evitar que a empresa fique refém de tecnologias proprietárias e tenha dificuldade de integração com os recursos tecnológicos já existentes.

Verifique se o novo sistema pode atuar em conjunto com outras ferramentas que a empresa possui, aproveitando a estrutura já existente e reduzindo o investimento necessário. Da mesma forma, avalie se a rede interna suporta o tráfego esperado com a nova solução ou se precisará ser ampliada para dar conta da demanda.

Suporte

O processo de logística e seu acompanhamento podem ser realizados a qualquer tempo. Assim, é importante que o fornecedor do software ofereça suporte rápido e personalizado para eventuais dúvidas ou falhas. Lembre-se de que o sistema reflete a imagem de sua empresa perante o cliente, então tenha certeza que terá o atendimento quando for preciso.

Outro ponto a considerar é o treinamento oferecido pela empresa. Verifique se existe um planejamento adequado para capacitação de sua equipe, incluindo material de apoio e treinamento a novos funcionários quando necessário.

Robustez do software de logística

Uma solução desse porte não é contratada para ser utilizada por poucos meses. Certamente, serão anos de parceria e uso contínuo do sistema. Lembre-se de que sua empresa vai crescer e que o software precisa acompanhar essa evolução.

Assim, tenha certeza que o sistema possui capacidade para processamento de grandes volumes de informação sem perder performance, além de flexibilidade para se adequar a novas tecnologias e funções que surgirão nesse período.

Maturidade da solução

Por fim, pesquise a história e identifique os principais clientes de seu fornecedor. Um software de logística que possui um histórico de boas referências pode ser um indicativo de maiores chances de sucesso em futuras implementações.

Isso não significa, porém, que novas soluções devam ser descartadas apenas por esse motivo. Esse é um indicador que deve ser levado em consideração, porém analisado em conjunto com as demais dicas que repassamos.

Gostou das nossas dicas para contratar um software de logística para sua empresa? Para saber mais, entre em contato conosco que vamos te ajudar!