moveideias-saiba-como-lidar-com-cliente-insatisfeito-em-logistica

31 jan Saiba como lidar com cliente insatisfeito em logística

Empresas que fazem entregas ou prestam serviços constantemente têm que se preocupar com a ideia de cliente insatisfeito. Para isso, é preciso pensar em uma logística de funcionamento adequada para a empresa com foco nesse aspecto.

No entanto, mesmo que a organização apresente uma logística eficaz, alguns clientes podem ficar bastante insatisfeitos com os atrasos na entrega ou outros tipos de imprevistos. Por isso, saber lidar com os consumidores nessas situações é ideal para manejar bem a clientela do negócio.

Gostaria de aprender a lidar melhor com um cliente insatisfeito com sua logística? Veja aqui algumas dicas de como fazer isso!

Escute o que o cliente tem a dizer

Na ânsia de agradar clientes insatisfeitos, mas sem se atentarem para os contratempos que deram motivo à situação, muitos profissionais acabam buscando soluções inadequadas para resolver o caso. Isso ocorre por não apreenderem, com antecedência, as declarações ou indicações do consumidor.

Tal atitude, além de poder angariar antipatia por parte do cliente, traz o potencial de indicar a ideia de que a empresa não se importa com seu descontentamento.

Em contrapartida, é muito importante acolher o discurso do consumidor e procurar soluções viáveis para a situação com base nos problemas observados. Além disso, mostrar empatia e deixar claro que a empresa sente muito por qualquer imprevisto é fundamental.

Seja (sempre) educado

Ao receber uma reclamação, é normal a adoção de uma postura defensiva, principalmente se você a considerar injusta. No entanto, no meio corporativo, esse tipo de postura deve ser evitada.

Interromper o cliente enquanto ele explica seu caso ou até mesmo perder a paciência são algumas das piores condutas que um profissional de vendas pode tomar na hora de conversar com um cliente insatisfeito.

Manter a educação e a calma são duas práticas cruciais na hora de lidar com o consumidor insatisfeito, sem colocar em risco seu emprego ou a relação do cliente com a empresa.

Mostre eficiência

Quando alguém reclama de um serviço, vale dizer que a pessoa não deseja exatamente extravasar a sua raiva apenas. Pelo contrário, ela quer encontrar soluções práticas para ter aquele transtorno de fato solucionado. É claro: reclamar pode até soar terapêutico, mas não resolverá nenhum problema por si só.

É bastante indicado dar prioridade total ao problema explicado e evidenciar para o cliente que a empresa está fazendo tudo o que está ao seu alcance para desfazer o mal-entendido.

É óbvio que muitos problemas não se resolvem da noite para o dia. Mesmo assim, mostrar eficiência para a sua clientela é uma ótima maneira de mantê-la fiel ao seu negócio e volte a fechar transações futuras.

Agradeça o cliente pela crítica

No final das contas, as críticas feitas à empresa poderão ajudá-la a se tornar uma melhor prestadora de serviço. Em vez de se voltar contra o consumidor, o segredo é enxergar toda essa problemática como uma maneira de aperfeiçoar seu negócio.

Agindo assim, você será capaz de fidelizar os clientes, o que consequentemente aumentará seus lucros.

Por fim, é muito importante que o profissional agradeça ao cliente pelo feedback recebido, e garanta que aquela situação será resolvida em breve.

A logística de uma empresa é um dos quesitos mais importantes para o seu funcionamento apropriado. Por isso, é válido estar bem preparado caso aconteça algum imprevisto no meio do caminho entre a compra do serviço e a sua entrega.