31 mar Alerta: Coronavírus

O alerta é mundial e o motivo é o novo Coronavírus (COVID-19). O vírus se espalha rapidamente e está mudando a dinâmica do mundo. Para evitar a propagação do mesmo no Brasil, isolamento social é a medida adotada. Comércios fechados, ruas vazias, empresas e sociedade mudando hábitos e se adaptando ao momento.

Devido ao isolamento social causado pela pandemia, observa-se um significativo aumento de compras por meio da internet para produtos das categorias de saúde, alimentos, bebidas, higiene e cuidados pessoais. É uma oportunidade para o comércio eletrônico em meio a uma crise, podendo se tornar um pilar para garantir o abastecimento de famílias.

O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Francisco Pelucio, ressaltou que mesmo em um momento de crise como este, o transporte de cargas se torna ainda mais importante para o abastecimento das cadeias de suprimento. “Precisamos dar continuidade as nossas atividades, mas, de forma segura e responsável. Não podemos permitir que aconteça o desabastecimento, principalmente de alimentos e medicamentos. É nossa responsabilidade social continuar operando da melhor maneira possível”, refletiu Pelucio.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou um ofício para as entidades que atuam em cooperação para a execução de inscrição e manutenção de transportadores no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O Objetivo do documento é recomendar medidas de prevenção do setor para evitar a propagação da pandemia no Brasil.

Entre as orientações, estão:

• Manter os locais de atendimento aos transportadores sempre limpos, higienizados e se possível esterilizados
• Lavar as mãos com água e sabão por mais de 50 segundos
• Manter os locais de atendimento sempre bem ventilados, preferencialmente com ventilação natural
• Disponibilizando álcool gel 70% para os atendentes e transportadores que estejam em atendimento
• Instruir e treinar os atendentes sobre os meios de transmissão do Coronavírus, evitando a transmissão e o contágio
• Outras medidas de higiene devem ser adotadas, em especial a do sistema de ar condicionado deve ser realizada
• Cobrir o nariz e a boca caso venha a tossir
• Não compartilhe objetos pessoais

A equipe da Moveideias está trabalhando no esquema home office desde o dia 20 de março. A empresa já possui uma cultura de trabalho remoto e infraestrutura de TI necessária para suportar nossos colaboradores e nosso negócio. Esta ação não traz impacto nenhum aos clientes, apenas tem a medida de garantir a saúde e segurança de todos. A hora é de apoiar nossos clientes, aprendendo com a dificuldade, ultrapassando as incertezas e almejando a superação do tempo difícil e desafiador que é essa crise.

 

ESCRITO POR: JÚLIA RESENDE GAFFREÉ