21 jan Gestão de logística gera impacto no relacionamento com cliente

Quando falamos em gestão de logística, devemos ter em mente que ela envolve uma série de operações únicas e fundamentais para qualquer empresa. E sem o devido controle dos fluxos logísticos, o prejuízo pode acabar sendo descontado na relação com o cliente.

O mercado está cada vez mais competitivo e a disputa por alcançar uma posição de destaque no mercado também. O que os clientes mais buscam: preço, qualidade na entrega e relacionamento diferenciado.

O teuPedido é uma plataforma logística que possibilita o rastreio do processo do ciclo de pedido completo, proporcionando uma informação completa. E o Movecourier possui inúmeros benefícios, entre eles: gerenciamento de entregas, comprovação de entregas e otimização de rotas.

Cliente e logística: o desafio dessa relação

Uma das chaves do sucesso é medida pela satisfação do cliente. E com a logística podemos entender essa relação direta com este índice. Investir em soluções tecnológicas que otimizem seus processos logísticos, tornando-os mais eficientes e eficazes, é uma ótima alternativa para garantir um diferencial competitivo e se destacar em meio aos seus concorrentes.

Cliente insatisfeito não volta a comprar

Atualmente, a concorrência é elevada e se o cliente não ficar satisfeito com a sua compra, atendimento, entrega, ele não volta a comprar. Para garantir a fidelização dos clientes, as empresas devem superar as expectativas.

Cliente informado é cliente satisfeito

Essa máxima pode parecer repetitiva, mas é válida. Informação é um fator importante para ambos os lados, mas manter o cliente informado sobre todo o ciclo do pedido, garante a satisfação do mesmo. Assim ele sabe de tudo o que está acontecendo, inclusive caso aconteça algum imprevisto. Por isso, apostar em uma solução tecnológica na área da logística é relevante. Ofereça uma visibilidade completa do ciclo de atendimento dos pedidos, beneficiando a empresa e mantendo os clientes informados.

Confira abaixo algumas dicas que envolvem e agradam o consumidor:

  • Rapidez e agilidade: é fundamental, ainda mais em processos logísticos. Por isso, invista em uma qualidade de entrega, afinal a entrega no prazo é um fator muito valorizado pelos clientes.
  • Contato com o cliente: o pós venda é um dos últimos passos e muitas vezes não é valorizado, mas é importante criar laços com o cliente e fidelizar essa relação.
  • Informe o cliente: afinal, cliente informado é cliente satisfeito. Informe ele sobre todo o ciclo do pedido.
  • Forneça variados canais de informação simplificando o acesso: o teuPedido possui acesso simples e proativo de informação através de diversos canais como portal web, e-mail, SMS, APP e chat BOT.
  • Logística reversa: a devolução de mercadorias é um processo que agrada muitos consumidores pela sua praticidade e pode ser um diferencial.
  • Melhor experiência de compra: ao oferecer qualidade e diversidade de acesso na informação do ciclo completo do pedido.

Escrito por: Júlia Resende Gaffreé