O que a crise covid-19 mudou na logística do e-commerce?

Hoje é dia 10 de junho de 2020. Estamos em meio a uma pandemia causada pelo Corona Vírus (Covid-19). A forma como as pessoas vivem, se comportam e principalmente compram foram transformadas. O que a crise trouxe para o setor além do impacto na produção, interferência na cadeia de suprimentos e desaquecimento do mercado? Transformação digital.
O varejo teve uma queda nas vendas e em contraponto temos o crescimento do e-commerce. O que isso significa? O e-commerce encontrou uma oportunidade para se fortalecer. O comportamento dos consumidores foi alterado durante a quarentena. Sem a opção de comprar em lojas físicas, os brasileiros aumentaram suas compras online. Um dado que demonstra isso é: 25% foi o aumento na intenção de compras online durante a quarentena em comparação a 45 dias antes do isolamento. Os impactos na logística do e-commerce foram referente ao volume de pedidos, intenção de compra, análise por tipo de frete e prazos de entrega.

Tecnologia a seu favor

Uma das etapas da compra online que os clientes mais acessam é o rastreamento do pedido. A ansiedade para que o produto chegue faz com que os clientes atualizem a página do rastreamento a todo tempo. E que tal oferecer ao seu cliente isso e muito mais? Integrado às mais diversas plataformas, o teuPedido é a solução perfeita para quem quer obter excelência operacional e ofertar a visibilidade do ciclo do pedido ao cliente. A plataforma oferece detalhadamente o andamento de cada fase, tanto para o cliente, quanto para a empresa, mantendo todos bem informados.
O teuPedido possui uma rastreabilidade proativa do processo e gera notificações por e-mail, SMS, APP, chatBot ou pelo site, facilitando o monitoramento e acompanhamento das etapas de atendimento do pedido e amenizando a ansiedade do cliente por novas informações.

Mudanças necessárias

Muitas mudanças que ocorreram devido a pandemia vieram para ficar. Entre elas estão a logística sem papel e o uso de tecnologias inteligentes. Mais empresas adotaram novas tecnologias e diminuíram o uso de papel, evitando impressões de notas, comprovantes de entregas e rotas, por exemplo. Além de é claro, a representatividade do e-commerce. Estima-se que o e-commerce atinja ainda em 2020 a penetração de mercado esperada para os próximos três anos. Com o crescimento de brasileiros comprando online, o setor deverá ganhar ainda mais representatividade, espaço e relevância.
Uma plataforma logística que possui a opção de comprovação de entrega com dados do recebedor, foto e assinatura eletrônica, é o Movecourier. Ele fornece gerenciamento de entregas e a otimização de rota, além de outras funcionalidades. Para auxiliar no distanciamento social dos entregadores durante as entregas aos clientes, está sendo implementado a possibilidade do comprovante de entregas por voz. Será liberado ainda no mês de junho, segundo a Moveideias.
Uma das maiores vantagens do investimento em um software de logística como o teuPedido e Movecourier é a redução de custos e a visibilidade de todo o processo do ciclo do pedido em tempo real. Com a melhoria na execução dos processos, essa otimização pode ser alcançada pelo aumento da produtividade, redução de desperdícios, maior controle sobre os processos e da agilidade na comunicação para tomada de decisão.
Confira como as transportadoras se adequaram para o atual cenário do Covid-19:

  • Home office para os funcionários do administrativo: o esquema de trabalhar em casa prioriza a saúde do funcionário e fornece um ambiente de trabalho adequado para o momento
  • Checagem de temperatura nas entradas e saídas da jornada de trabalho: é uma solução para controlar uma possível febre ou situação de enfermidade
  • Abolição da assinatura na hora da entrega do pedido: uma solução que veio agregar nas entregas, são recursos tecnológicos que possibilitam evidenciar a comprovação de entrega como assinatura eletrônica, comprovação por voz, foto, geolocalização e dados do recebedor, como o fornecido na plataforma do Movecourier
  • Entrega de kits de higienização e limpeza para celulares

E como o mercado se adaptou para os varejistas:

  • Acompanhamento de temperatura e higienização
  • Funcionamento em 2 turnos
  • Sem contato físico entre motorista ou fornecedor
  • SAC em regime home office: o chat foi a solução para resolver os problemas de atendimento do SAC
  • Aumento do prazo para trocas e devoluções: o tempo em meio a crise é incerto, por isso a solução ideal é aumentar os prazos

Como os brasileiros vão consumir após a pandemia ainda não se sabe. O que sabemos é que o e-commerce ganhou a confiança de novos consumidores. Consumidores que nunca tinham comprado online, inclusive. Nesse período as compras de comida e bebida via delivery foram as favoritas dos brasileiros. Além de objetos para a casa e decoração, seguido de construção e ferramentas, artigos para bebês, eletrônicos, material de escritório, cosméticos e cuidados para saúde, moda, pet, brinquedos e games, esporte e lazer, livros e revistas, entre outros.

FOTO: CHRISTIN HUME

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