20 maio Sabia que a otimização de rotas é logística sustentável?

A sustentabilidade está cada vez mais em alta, mas não somente o termo, e sim as atitudes e hábitos que as empresas estão criando. Esse conceito ganhou bastante força nos últimos anos e visa uma maior preservação do meio ambiente e dos recursos naturais do planeta e também a qualidade de vida da população.

Mas afinal, onde está a localização sustentável nas empresas?

Ela pode começar com a redução de desperdícios, consumo mais consciente, ações que ajudam a diminuir o impacto ambiental ou a redução de poluição.

E quais as vantagens que essa logística pode proporcionar?

Sabemos que a maior de todas as vantagens é contribuir para um mundo melhor, mas os benefícios vão além disso. Ao adotar medidas sustentáveis dentro da sua empresa, você pode melhorar os processos de diferentes setores e atingir o que muitos desejam: redução de custos.

Com a plataforma logística da Moveideias, é possível otimizar rotas de entregas. Assim, você consegue organizar de maneira eficiente as entregas, de forma que você estará reduzindo tempo e combustível. O Movecourier é a solução ideal para quem busca praticidade e economia para as entregas, suas funcionalidades tendem melhorar a sua qualidade.

Invista em um sistema de otimização de rotas, com geocalização, entre outras ferramentas que vão ajudar a elaborar os melhores percursos possíveis, considerando todas as variáveis possíveis. Planeje suas rotas de distribuição e reduza o consumo de combustível e a emissão de gases, além de ser positivo para o planeta vai resultar em economia para a sua empresa.

Confira abaixo outras maneiras possíveis de colocar a logística sustentável em prática:

  • Adote o consumo consciente de água e energia;
  • Estimule metas para a redução de desperdício de insumos;
  • Adote tecnologias limpas;
  • Pratique a coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento;
  • Analise o ciclo de vida dos produtos;
  • Gerencie seu estoque de forma inteligente;
  • Crie cronogramas de manutenção preventiva;

Viu, a implementação da logística sustentável pode começar em pequenas atitudes e trazer diversos benefícios para a sua empresa.