Na logística, a gestão de custo de frete é um fator essencial para manter a lucratividade das operações. Além do mais, o controle eficiente das demandas gera bons resultados, não só para a empresa como também para o cliente final.
Que tal aprender um pouco mais sobre gestão de custos e otimizar seus investimentos na entrega de produtos? É exatamente isso o que vamos fazer a seguir. Então, leia atentamente nossas dicas e evite gastos infrutíferos.
1. Consolidação de envios
Quando se fecham contratos para prestação de serviço de entregas com transportadora, é possível determinar e negociar separadamente o custo de cada etapa do transporte.
Você pode dividir o valor com base nas seguintes distinções:
- Coleta
- Frete peso (custo do traslado até a base ou o centro de distribuição do destino)
- Entrega
- Impostos
Desses quatro aspectos, apenas os impostos não podem ser negociados, porém a coleta, o frete peso e a entrega, sim. Veja como pode conseguir vantagens:
Partindo da premissa de que você gera um volume diário de cargas razoável, é de interesse do parceiro logístico fechar o negócio. Como há coleta diária e o custo é insignificante ao ser dissolvido na quantidade de entregas, veja a possibilidade de obter a isenção desse custo.
Já no frete peso, você pode sair ganhando ao consolidar o máximo de carga possível a ser enviada no mesmo dia, pois assim reduz o custo de coleta do transportador e pode negociar melhores descontos.
Na entrega, é bastante complicado, a depender da localidade, mas você pode reunir todas as propostas apresentadas pelos transportadores e identificar a que tenha o menor custo. Feche nesse valor ou abaixo dele, desde que seja viável para o tipo de produto.
2. Auxílio de ferramentas tecnológicas
Ao utilizar softwares atualizados para gerir a logística da sua empresa, você economiza tempo com análises demoradas e obtém diversos relatórios que podem ajudar a medir a eficiência da operação. Também é possível corrigir eventuais falhas, identificar se quem está errando é você ou a transportadora e poder agir diretamente no foco do problema.
3. Setor de expedição atento
Por ser responsável pela liberação de pedidos e emissão de notas fiscais, em alguns casos o setor de expedição pode ser o vilão da história. Não muito raro ocorre de o cadastro de cliente ser realizado com dados incorretos ou não serem feitas as devidas atualizações cadastrais, resultando no envio de pedidos para endereço errado, gerando desgaste com o cliente e custos de reentrega.
4. Frequência de envios para a mesma região
Ao coletar as informações do seu sistema de vendas, identifique as regiões que atraem a maior quantidade de entregas. Ao ter esses dados em mãos, chame o transportador para negociar preços sob demanda para essa rota. Ganha o fornecedor pela garantia de faturamento e ganha você pelos descontos a serem alcançados.
5. Diversificação de transportadoras por etapas
Se você já passou por todas essas etapas e o fornecedor atingiu o seu limite, busque reduzir o custo de frete na entrega ao cliente final (última milha) retirando essa etapa do fornecedor inicial e transferindo para outra empresa que ofereça preços mais atrativos. Algumas empresas pequenas de entrega rápida não possuem grande demanda, de modo que aceitar contratos com preços menores para grandes quantidades é uma forma de otimizar os seus gastos e gerar mais lucros.
O que achou das nossas dicas? Você já as coloca em prática na gestão da sua companhia? Divida conosco suas experiências deixando o seu comentário. Ele é muito valioso, tanto para nós quanto para outras empresas.
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