5 maneiras de reduzir seus custos com atendimento ao cliente

No momento econômico que estamos vivendo, manter a saúde financeira e o padrão elevado dos serviços de atendimento ao cliente é essencial para a sustentabilidade de uma empresa. O importante é economizar mantendo a qualidade da prestação de serviços, além de ofertar uma boa experiência de compra ao cliente.

Reduzir custos com atendimento é algo alcançável, que pode representar uma boa economia para as empresas. Pensando nisso, vamos citar 5 dicas que tornam possível essa redução de custos. Confira!

1. Diminua a necessidade de contato do cliente

Ofereça outras opções, além do telefone, para que seus clientes entrem em contato. A disponibilização do FAQ (Frequently Asked Questions), onde o cliente poderá consultar dúvidas frequentes, faz com que ele já tenha a resposta de muitas dúvidas, assim como a disponibilização de atendimento via redes sociais, e-mails ou chats.

Quanto menos o cliente precisar ligar, menor o congestionamento da fila de atendimento. Sem congestionamento, não haverá necessidade de retornar ligações para esses clientes.

2. Capacite sua equipe para reduzir custos com atendimento

Uma equipe bem orientada é capaz de atender ao cliente com muito mais segurança. Com menos dúvidas, seu atendente poderá concluir as ligações com mais agilidade.

Claro que os atendentes não podem transparecer pressa ou desinteresse na questão do cliente. Mas quando ele está munido de todas as informações necessárias ou sabe exatamente onde encontrar as respostas do atendimento, as ligações tendem a ser mais rápidas e com a qualidade que o cliente espera.

3. Ofereça várias opções de contato

Já mencionamos acima o FAQ, os chats, e-mails e redes sociais como opção de receber contato ou de o cliente sanar suas dúvidas. Mas essas opções podem ser úteis, inclusive, para que seus atendentes entrem em contato com o cliente, mantendo a redução de custos com atendimento.

Oferecer novos serviços ou produtos, solucionar pendências de pedidos, retornar chamadas ou outras necessidades de contato podem ser supridas por meios mais baratos do que ligações telefônicas. A disponibilização de URAs (Unidades de Resposta Audível) para atendimento também contribui para otimizar os gastos.

4. Utilize plataformas de atendimento integradas

Adaptar a plataforma do seu site ou adquirir plataforma para que seus clientes possam entrar em contato é uma boa opção. Ter um canal de atendimento particular, onde o cliente possa se comunicar, enviando dúvidas, sugestões, reclamações ou realizando solicitações, é uma forma de economizar em chamadas telefônicas, por exemplo. Manter uma comunicação proativa com os clientes é extremamente positivo para seu atendimento. E é mais barato!

5. Monitore o atendimento

O atendimento precisa ser monitorado. Tanto para analisar a qualidade do atendimento, quanto para identificar gargalos na produtividade que, consequentemente, provocam custos desnecessários para a empresa. Por isso, ouvir as ligações e realizar feedbacks com os colaboradores é essencial para o gerenciamento da qualidade e dos custos do atendimento.

A lição mais importante para se reduzir custos com atendimento mantendo a qualidade é o monitoramento e acompanhamento da equipe. Feedbacks, treinamentos e alinhamento de processos são ações importantes para mantê-los preparados para um atendimento eficiente.

E então? Nossas dicas foram úteis para você? Agora que já sabe como fazer a redução de custos com atendimento, fique por dentro do novo lançamento da Moveideias, o ChatBOT Messenger. Agora pelo chat Messenger, os clientes podem utilizar o robô para rastrear e monitorar o status do pedido até a entrega final. Aproveite e acompanhe o seu pedido enviado pelos correios utilizando o Chat Messenger e deixe que o robô monitore e lhe notifique qualquer mudança de status que ocorrer. Conheça um pouco mais visitando a página do teuPedido no Facebook!

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