A importante relação entre Marketplace e Logística

    This form uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.

    As vendas por internet têm ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores. São diversos fatores ligados a esse crescimento, principalmente a possibilidade de pagar menos em determinados produtos e comprar sem precisar sair de casa.

    O que é um marketplace e como ele funciona?

    marketplace pode ser definido como um modelo de negócio de e-commerce (comércio eletrônico) que funciona como um shopping, em que várias lojas e vendedores podem oferecer seus produtos, dentro de apenas uma estrutura.

    Nesse sentido, ele reúne várias marcas e segmentos diferentes e faz com que os clientes tenham uma variedade muito grande de opções, podendo escolher entre o melhor produto, com a melhor condição de pagamento e o melhor preço, por exemplo.

    A única diferença, se comparado a um shopping físico, é que tudo acontece no ambiente virtual.

    Quais os benefícios da relação entre ele e a logística?

    Existe uma relação muito íntima entre a logística e o marketplace, principalmente na maneira como os estoques são gerenciados e, mais ainda, pela necessidade de transportes, já que o produto comprado precisa ser entregue no endereço que o cliente define no momento da compra.

    Logo, é preciso fazer um planejamento cuidadoso do processo de distribuição, já que o prazo e o valor de frete podem ser fatores decisivos para a negociação, como também podem ser os que fazem com que os clientes desistam de fechar o negócio.

    No entanto, apesar dos desafios de conseguir equilibrar a satisfação dos clientes com bons resultados financeiros, a relação entre o marketplace e uma logística bem estruturada pode ser vantajosa. Veja alguns exemplos:

    Maior qualidade dos serviços

    Como em um marketplace vários vendedores competem diretamente, a busca por oferecer qualidade superior no atendimento e nos serviços é maior, o que é benéfico para os clientes.

    Essa busca é ainda maior no setor de logística já que os aspectos relacionados a ela, citados anteriormente, podem determinar o fechamento da compra.

    Vale ressaltar ainda que, como é o processo que liga a empresa ao cliente, o transporte precisa ser uma etapa bem estruturada e com garantias de um serviço de qualidade, haja vista que qualquer problema pode gerar uma imagem negativa para o negócio.

    Redução de custos

    A redução de custos na relação da logística com o marketplace vem de diversas formas, como:

    • redução dos níveis de estoque;
    • terceirização logística;
    • menor custo operacional (já que tudo é feito por apenas de uma estrutura, o custo total é divididos por todos os vendedores, diminuindo o custo unitário).

    Otimização de tempo

    Como todos os itens se encontram em uma única estrutura, o comprador pode colocar no carrinho tudo o que necessita e fazer o pagamento de uma só vez. Com isso, o tempo necessário para concluir a operação se torna menor.

    Como se pode ver, a logística e o marketplace estão diretamente ligados e uma boa relação entre essas duas operações pode trazer benefícios para todos os que estão envolvidos, principalmente para os clientes, o que fortalece a imagem das empresas.

    O que achou desse artigo? Quer saber como a aprimorar a relação entre embarcadores e transportadoras? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio!

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter

      Autorizo o uso dos dados informados conforme política de privacidade