As vendas por internet têm ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores. São diversos fatores ligados a esse crescimento, principalmente a possibilidade de pagar menos em determinados produtos e comprar sem precisar sair de casa.
O que é um marketplace e como ele funciona?
O marketplace pode ser definido como um modelo de negócio de e-commerce (comércio eletrônico) que funciona como um shopping, em que várias lojas e vendedores podem oferecer seus produtos, dentro de apenas uma estrutura.
Nesse sentido, ele reúne várias marcas e segmentos diferentes e faz com que os clientes tenham uma variedade muito grande de opções, podendo escolher entre o melhor produto, com a melhor condição de pagamento e o melhor preço, por exemplo.
A única diferença, se comparado a um shopping físico, é que tudo acontece no ambiente virtual.
Quais os benefícios da relação entre ele e a logística?
Existe uma relação muito íntima entre a logística e o marketplace, principalmente na maneira como os estoques são gerenciados e, mais ainda, pela necessidade de transportes, já que o produto comprado precisa ser entregue no endereço que o cliente define no momento da compra.
Logo, é preciso fazer um planejamento cuidadoso do processo de distribuição, já que o prazo e o valor de frete podem ser fatores decisivos para a negociação, como também podem ser os que fazem com que os clientes desistam de fechar o negócio.
No entanto, apesar dos desafios de conseguir equilibrar a satisfação dos clientes com bons resultados financeiros, a relação entre o marketplace e uma logística bem estruturada pode ser vantajosa. Veja alguns exemplos:
Maior qualidade dos serviços
Como em um marketplace vários vendedores competem diretamente, a busca por oferecer qualidade superior no atendimento e nos serviços é maior, o que é benéfico para os clientes.
Essa busca é ainda maior no setor de logística já que os aspectos relacionados a ela, citados anteriormente, podem determinar o fechamento da compra.
Vale ressaltar ainda que, como é o processo que liga a empresa ao cliente, o transporte precisa ser uma etapa bem estruturada e com garantias de um serviço de qualidade, haja vista que qualquer problema pode gerar uma imagem negativa para o negócio.
Redução de custos
A redução de custos na relação da logística com o marketplace vem de diversas formas, como:
- redução dos níveis de estoque;
- terceirização logística;
- menor custo operacional (já que tudo é feito por apenas de uma estrutura, o custo total é divididos por todos os vendedores, diminuindo o custo unitário).
Otimização de tempo
Como todos os itens se encontram em uma única estrutura, o comprador pode colocar no carrinho tudo o que necessita e fazer o pagamento de uma só vez. Com isso, o tempo necessário para concluir a operação se torna menor.
Como se pode ver, a logística e o marketplace estão diretamente ligados e uma boa relação entre essas duas operações pode trazer benefícios para todos os que estão envolvidos, principalmente para os clientes, o que fortalece a imagem das empresas.
O que achou desse artigo? Quer saber como a aprimorar a relação entre embarcadores e transportadoras? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio!
0 comentários