Você ainda encara a logística como um simples centro de custos? Então é hora de rever seus conceitos e entender que esse setor está em constante evolução!
A logística tem incorporado uma gamaq cada vez maior de atividades. Hoje, ela deixou de ser apenas uma função operacional, tornando-se uma parte importante da estratégia de qualquer negócio.
No artigo de hoje, falaremos sobre a importância do processo de entregas para as empresas e explicaremos como é possível torná-lo uma vantagem competitiva. Acompanhe!
Os novos desafios da logística
Não é de se surpreender que os gastos logísticos venham aumentando em todo o mundo. A globalização e a disseminação das compras virtuais contribuíram para uma movimentação crescente de produtos finais, insumos e mercadorias. O cenário globalizado também aumentou a demanda por agilidade nas entregas.
Comprar é um processo que se facilitou com a difusão da Internet: bastam poucos cliques em nossos smartphones para fechar negócio com uma empresa. Diante de tanta facilidade para pesquisar preços, escolher produtos e pagar, esperamos do processo de entrega a mesma eficiência.
Por isso, o desafio dos empreendedores modernos é prestar um serviço logístico ágil pelo menor custo, mas sem deixar de atender o padrão de qualidade esperado pelo cliente — afinal, esse ponto é imprescindível para fidelizá-lo.
Se a logística já era o canal para disponibilizar o produto certo, na quantidade solicitada, no local marcado e na data estipulada, agora ela é também uma estratégia empresarial. Só considerando a importância do processo de entrega é possível prestar um bom serviço e elaborar planos de crescimento.
A logística como estratégia empresarial
As estratégias de uma companhia são as ações que ela toma frente a seu mercado consumidor, a fim de conquistar a fidelidade do cliente.
Apostar na boa gestão logística como um diferencial da sua marca é de grande relevância no competitivo cenário do empreendedorismo brasileiro. Isso porque, diferentemente do que pensam alguns gestores, o processo de entregas representa muito mais do que o despacho da encomenda ao consumidor.
Redução de custos
Reduzir ao máximo seus custos deveria ser o objetivo de todo gestor. A logística se destaca nas organizações justamente por ser um segmento de grande potencial para a diminuição de gastos. Os recursos tecnológicos são seus aliados nesse processo.
Utilizar uma ferramenta eletrônica para monitorar as cargas, gerir os estoques e rastrear o pedido do momento em que sai da empresa até a casa do cliente são medidas essenciais para colocar a logística como estratégia da sua companhia e reduzir custos.
O software ajuda a evitar imprevistos, extravios ou roubos de carga, além de permitir a solução instantânea de problemas que possam surgir durante a entrega.
Fidelização de clientes
Quando o empreendedor faz a cadeia logística funcionar adequadamente e todas as etapas seguem o padrão de qualidade contratado pelo cliente, a marca avança vários passos em direção à fidelização desse consumidor.
A espera pela chegada de um produto comprado é sempre um período de ansiedade para o cliente. Ele espera receber a mercadoria dentro das condições adequadas, e frustrá-lo nessa etapa pode fazê-lo desistir de futuros negócios com a sua empresa.
Por isso, vale acompanhar cada etapa da viagem da encomenda até o destino, garantindo excelência nesse trajeto e, consequentemente, conquistando o contratante do seu serviço.
Integração da equipe
A importância crescente do ramo logístico como estratégia da empresa vem contribuindo, também, para a capacitação e para o destaque dos talentos desse setor. Se a equipe logística é desafiada a ter mais responsabilidades dentro da estratégia da empresa, surge a necessidade de acompanhar as tendências do ramo.
Assim, a mão de obra tem buscado a capacitação para assumir novas responsabilidades e trabalhar em sinergia com os demais setores da organização, garantindo uma melhoria significativa nos resultados da empresa.
Inovação no setor
Estudando e incorporando estratégias logísticas à sua empresa, você se destaca da concorrência e garante sua fatia de mercado. Elaborar seu próprio processo logístico eleva o nível da organização e chama a atenção do consumidor.
Além disso, a curto prazo, uma nova estratégia de entregas não poderá ser facilmente duplicada por suas concorrentes, garantindo a exclusividade que sua empresa procura.
Como você viu, o dinamismo e a abrangência de atividades são as principais características da logística moderna. Gostou de saber mais sobre a evolução desse setor? Conte sua opinião pra gente aqui nos comentários!
0 comentários