O gateway de fretes é uma ferramenta que faz a ponte entre as plataformas de gestão das lojas on-line e os marketplaces com as transportadoras que atuam com e-commerce. Esse tipo de ferramenta oferece, ao lojista virtual, diversas opções de transporte de carga. E isso inclui os Correios.
Dentre os benefícios do gateway de fretes está essa maior oferta de transportes de mercadorias, o que pode baratear a entrega tanto para o lojista quanto para o consumidor. Deseja entender melhor o que é o gateway de fretes e como ele funciona? Continue acompanhando!
Como funciona o gateway de fretes na prática?
O consumidor seleciona os produtos que deseja comprar na sua loja virtual e os adiciona ao carrinho de compras. Ao adicionar o CEP para o cálculo de frete, essa informação vai para o sistema do gateway. Ele retorna com as opções de entrega disponíveis e já cadastradas pelo lojista. Quem define a transportadora é o consumidor, que vai optar pela melhor oferta. Essa oferta vai do menor preço ao menor prazo.
Qual a diferença entre o gateway de fretes e o TMS?
Na busca por alternativas que aprimorem a logística dos pedidos feitos nos e-commerces, os gestores se deparam com duas opções: TMS (Transportation Management System) e o gateway de fretes. Para que você entenda a diferença entre eles, veja quais são as suas características:
TMS
O TMS é um software que atua diretamente no processo de distribuição. A sua principal função é fazer com que todas as operações que envolvam a gestão de transportes sejam feitas de maneira integrada.
Gateway de fretes
O gateway de fretes tem como objetivo fazer da gestão de entregas o diferencial competitivo de cada lojista no e-commerce. Essa ferramente oferece os preços e prazos de entrega, ajuda em campanhas de frete e até produz relatórios de performance.
A diferença entre eles
O TMS preenche as necessidades do pós-venda e do back office, enquanto que o gatweay de fretes atua na etapa de conclusão dos pedidos na loja online.
Quais são as vantagens de se ter um gateway de fretes na loja online?
Entender o papel das transportadoras
Ao conhecer melhor o seu público e ver que tipo de opções de frete eles mais buscam, você consegue visualizar melhor o papel das transportadoras no seu e-commerce. Algumas podem ser mais requeridas por oferecerem preços competitivos, já outras pela rápida entrega. Ao identificar a importância de cada uma, você tem como otimizar o seu portfólio de transportadoras e trabalhar com quem lhe proporciona melhores ganhos.
Criar campanhas inteligentes de frete
Por meio desse tipo de gateway você consegue criar campanhas inteligentes de frete, além de definir quais são as políticas de frete grátis ou com desconto da loja e ainda visualizar em quais vendas você está perdendo dinheiro por conta dele.
Facilitar a administração das tabelas de frete
A implementação e a atualização das tabelas de frente – que em sua maioria são complexas e apresentam inúmeras informações como praças, prazos e preços – passam a ser tarefas mais fáceis de executar. Isso ocorre porque não há incompatibilidade entre as tabelas e os gateways de frete, que abrangem diversos tipos de plataformas.
A sua loja on-line já possui um gateway de fretes? Compartilhe a sua experiência nos comentários logo abaixo.
0 comentários