Com os mais diversos segmentos de mercado cada vez mais automatizados, melhorar a experiência de compra do cliente tornou-se fundamental para obter destaque e reconhecimento.
Hoje, é preciso que os esforços das empresas sejam focados em uma estratégia que visa a satisfação total do consumidor, o que inclui o atendimento empático e o fascínio causado por uma atitude inesperada.
Sua empresa ainda não investe na experiência de compra do cliente? Confira neste post 8 dicas para proporcionar uma experiência inesquecível!
1. Coloque-se no lugar do seu público
Inicie suas estratégias de abordagem e interação partindo do ponto de vista do cliente. Imagine-se no lugar dele antes de pensar em criar produtos, serviços e processos.
Questione como ele agiria em cada etapa da experiência de compra e como seria seu comportamento. Em seguida, verifique junto à equipe de vendas se algum passo está sendo esquecido ou ignorado.
2. Seja eficiente nas interações
Estabeleça uma interação eficiente: é importante mostrar antecipadamente quais são as etapas do processo de compra.
Para isso, crie materiais que possam auxiliar no conhecimento de seu produto/serviço, explicando como pode ser útil para seu cliente. Isso ajudará a extinguir o excesso de possíveis dúvidas frequentes que podem procrastinar a negociação.
3. Conecte-se com o usuário
As mídias sociais não são mais vistas apenas como mais um instrumento de marketing. Elas são um dos melhores canais para prolongar a relação entre o cliente e a marca e também para atingir possíveis consumidores (prospects), que costumam sondar opiniões antes de decidirem comprar.
4. Adapte-se ao perfil mobile
O conteúdo de seu site precisa estar otimizado aos dispositivos mobile. Lembre-se que muitas pessoas já fazem compras por meio de smartphones ou tablets, e a tendência é que esse costume aumente cada vez mais.
Portanto, se o seu objetivo é se destacar do mercado, invista nessa melhoria.
5. Produza conteúdos atrativos
Aproveitando a tecnologia móvel, crie estratégias de SEO que estejam em conformidade com as novas regras de indexação do Google para aparelhos mobile. Dessa forma, seu e-commerce ficará bem ranqueado nas buscas móveis.
Ofereça conteúdos atrativos que prendam a atenção de seu público e crie nele a necessidade de obter um produto de sua marca.
6. Cuide do seu estoque
É decepcionante para o cliente concluir uma compra e só receber o produto após o prazo estipulado porque o item estava indisponível. Com softwares e soluções integradas, é possível gerir o estoque adequadamente, evitando a venda de produtos que estão em falta.
Não deixe isso acontecer com frequência, pois, da próxima vez em que o consumidor fizer uma busca no Google e encontrar um link do seu e-commerce, pode ser que ele prefira clicar no site do concorrente.
7. Ouça seus clientes
Tenha uma equipe que esteja sempre disposta a ouvir a toda e a qualquer tipo de necessidades, reclamações, sugestões e expectativas de seu cliente.
Ainda que seja impossível resolver todas as demandas naquele momento, elas podem ser o gatilho para futuras melhorias na experiência de compra.
8. Surpreenda
Se você deseja tornar a experiência do cliente memorável, é preciso surpreendê-lo. Entregue um algo a mais que ele não exigiu e não espera: um brinde, um serviço extra e até mesmo um agradecimento personalizado podem ser grandes motivos para mantê-lo fiel à sua marca e esquecer a concorrência.
Viu só como é possível melhorar a experiência de compra dos seus clientes com algumas dicas práticas? Lembre-se que, em um mercado cada vez mais padronizado, investir em diferenciais na hora de ofertar seus produtos e serviços é a chave para o sucesso.
Gostou do post de hoje e quer continuar se informando sobre o assunto? Aproveite o gancho dessa leitura e descubra 7 dicas para agilizar suas entregas!
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