Melhorar o ciclo do pedido é um dos principais desafios logísticos e busca constante de cada fornecedor, que persegue níveis de serviços cada vez melhores para os seus clientes.
No entanto, esta não é uma tarefa das mais simples, especialmente quando falamos do Brasil, que tem concentração praticamente no modal rodoviário e, ainda assim, de má qualidade.
Neste cenário, os gestores precisam estudar diversas alternativas e estar atentos às novas tecnologias que podem ser aplicadas para melhorar os processos, reduzir os custos e aumentar a produtividade.
Uma ótima alternativa está nos novos serviços de entrega. Quer saber como eles podem afetar positivamente o ciclo do pedido? Confira algumas maneiras!
Simplificar os processos
A logística é apenas um elo da cadeia de suprimentos, e cada parte interessada no processo precisa estar ciente do status da entrega.
A controladoria quer a confirmação se as notas foram emitidas corretamente e se os impostos foram pagos, enquanto a equipe de vendas quer saber se foi dado o aceite do pedido e a fábrica se a matéria-prima está disponível para produção.
Controlar todo esse fluxo de forma manual ou por planilhas, além de inseguro, é contraprodutivo. Ao automatizar os processos utilizando um ERP, por exemplo, todas as partes interessadas conseguem ter segurança e velocidade nas informações, o que facilita a tomada de decisões.
Possibilitar o monitoramento em tempo real
A logística envolve entregar o produto certo, no momento certo e ao menor custo possível. Para atingir esses objetivos, é preciso monitorar constantemente os produtos.
Além de poder determinar a previsão de chegada muito próxima da real, o monitoramento possibilita que um “plano B” seja traçado em caso de imprevistos, como protestos, engarrafamentos ou locais de risco.
Além disso, se houver qualquer acidente ou roubo de carga, é possível agir rapidamente e minimizar os prejuízos.
Aumentar a produtividade
Investir em tecnologia para inovar nos processos logísticos facilita o acompanhamento de cada parte do processo. Por meio de relatórios, é possível identificar os pontos mais críticos e que estão prejudicando o ciclo do pedido.
Equipes de trabalho podem criar projetos para verificar os problemas mais urgentes, criar planos de ação para corrigir os problemas e acompanhar facilmente a evolução por meio de indicadores de desempenho.
Essas ações atuarão na redução do desperdício, aumento de qualidade e melhoria de fluxos de trabalho, culminando com ganho de produtividade.
Reduz custo com mão de obra
Com a automatização dos processos, melhoria de fluxo e equipamentos mais modernos, os colaboradores conseguem produzir muito mais — e o melhor: com um nível de erro de praticamente zero.
Dessa forma, é possível manter o quadro aumentando a capacidade produtiva, enxugar o quadro ou realocar os colaboradores para outras atividades.
Melhorar o nível de serviço
A melhora do nível de serviço é um passo natural se os novos serviços de entrega anteriores forem seguidos, e cada elo da cadeia se beneficia, podendo integrar parceiros com o objetivo de melhorar o nível de serviço.
O lead time e quantidade de erros serão reduzidos, o giro de veículos tende a aumentar, assim como a disponibilidade de produtos para o seu cliente e o melhor de tudo é ter a certeza que o consumidor terá o produto que precisa no momento ideal.
E você, está procurando uma maneira de otimizar o ciclo do pedido? Entre em contato conosco pelo Facebook ou pelo nosso site. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!
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