Como um bom processo de entrega pode fidelizar clientes?

Concretizar uma venda é sempre uma conquista para a empresa, mas o trabalho está apenas começando: deve-se atentar para a fidelização da clientela para que ainda mais vendas possam ser comemoradas. As estratégias para conquistar o cliente e torná-lo fiel são as mais variadas possíveis, sendo o processo de entrega fundamental quando se leva o produto até o consumidor.

Não basta prestar um bom atendimento e ter produtos de qualidade se eles não chegam ao destino final no tempo previsto ou se o rastreamento de mercadorias fica comprometido. A logística deve ser bem trabalhada e utilizar a tecnologia para aprimorar os processos. Tal atitude influenciará diversos setores da empresa de forma positiva.

Para o consumidor final, saber em que etapa da entrega está o pedido e recebê-lo dentro do prazo gera satisfação. Isso se reverte em mais indicações da empresa e uma alta chance do cliente comprar novamente nela.

Seja transparente em relação ao processo de entrega

Estipule prazos que possam ser cumpridos e informe-os aos clientes. Se possível, busque antecipar as entregas para satisfazer o comprador. Lembre-se de que melhor passar um prazo maior que possa ser atendido do que informar um período curto e o produto não ser entregue. Ser transparente é fundamental, não gerando ansiedade em relação ao recebimento do produto e posteriormente uma decepção por ele não chegar.

Automatize os processos

Quanto menor a interferência humana em determinados processos, mais ágeis eles podem se tornar e as possibilidades de acontecerem erros são reduzidas. Invista em modernização com rastreamento das mercadorias de forma eletrônica, assim a empresa tem um maior controle sobre o andamento dos pedidos e cumprimento dos prazos com a automação.

Não é só você que ganha com a modernização: os clientes podem acompanhar todo o pedido, desde o momento em que o pagamento é aprovado, passando pela separação, postagem, envio e recebimento, auxiliando também na já mencionada transparência do serviço.

Trabalhe o overdelivering

O overdelivering é um termo empregado para o conceito de que se deve entregar um adicional ao consumidor para ajudar na fidelização. Se ele fez a compra de um item, ofereça um brinde que possa surpreendê-lo.

Esse brinde pode ser o mais variável possível, como entregar antes do prazo, um guia com dicas, balas com a embalagem personalizada da loja, informação de acompanhamento do pedido proativo, entre outros. A ideia é mostrar sua dedicação ao cliente e fazer com que ele se sinta especial e reconhecido.

Permita a personalização da entrega

Nem sempre o cliente está o tempo inteiro em casa ou tem alguém no local para receber o pedido, sendo esse um dos motivos pelo qual muitos deixam de comprar em certas lojas. Com uma boa plataforma logística que permita a roteirização e distribuição, o agendamento de entregas pode se tornar uma realidade.

Nesse caso, o consumidor poderá optar pelo melhor dia e até o melhor período para receber a compra. Mostrar que ele é especial e que ainda tem como escolher quando deseja receber a sua mercadoria é um grande agrado, em especial para todos esses clientes frustrados com outras compras.

Fidelizar o cliente é uma das tarefas mais árduas que uma empresa pode enfrentar, porém, quando se tem um processo de entrega bem estruturado e empenho para satisfazer o comprador, os resultados são mais do que positivos. Não basta apenas investir na logística e propaganda: os métodos devem ser revistos e a automação deve estar sempre presente.

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