Confira 4 estratégias para otimizar sua gestão logística

A gestão logística é utilizada para integrar fornecedores, cadeia produtiva, distribuição e entrega dos produtos, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas no tempo e na quantidade correta com o menor custo.

Para se destacar perante a concorrência, o grande desafio das empresas e dos e-commerce é garantir uma maior eficiência na gestão logística e de maneira otimizada.

Fique por dentro de quatro valiosas estratégias para reduzir os gastos e ser mais eficiente.

Controle no desempenho da operação

Para uma melhor gestão logística, é necessário monitorar o desempenho da sua operação por meio de indicadores e metas.

Analisando os dados, é possível identificar o que precisa ser melhorado e em qual parte do processo conseguirá reduzir custos. Por exemplo: no caso do pedido do cliente, é necessário verificar o lead time de cada etapa do processo, desde o recebimento do pedido até a entrega final para o cliente.

Se os indicadores mostram muitos problemas com reentregas de produtos, é necessário levantar as causas para entender o que pode estar ocorrendo. Problemas como cadastro do cliente, endereço errado, falta de agendamento na hora da entrega, falhas nas emissões dos pedidos, tudo precisa ser avaliado, pois acaba gerando custos desnecessários para a empresa.

Tecnologia na gestão logística

A maioria dos gestores de logística tem dificuldades de visualizar certas informações essenciais da operação, pois muitas vezes o sistema da empresa não possui dados como rastreabilidade do pedido, informação se a mercadoria foi coletada, previsão de entrega, a data que a entrega foi efetivada e se houve algum tipo de ocorrência, entre outros.

Mas hoje existem no mercado ferramentas específicas para auxiliar no controle e na otimização da logística. Esses softwares possuem integração ao sistema ERP e lojas virtuais. Controlam todos os dados e disponibilizam aplicativos e SMS para facilitar o acesso às informações em tempo real.

Eficiência no transporte

Para garantir uma entrega correta para os clientes, é necessário ter excelentes fornecedores de transporte que atendam às expectativas e que estejam alinhados com os processos. Nesse aspecto, é importante fazer contrato com as transportadoras. No contrato, deverão ter formalizados os prazos de entrega por localidades, indicadores de performance com metas e, caso eles não sejam cumpridos, o fornecedor será penalizado.

Analise qual tipo de transporte atende às necessidades da empresa, consolide as cargas que serão entregues em uma mesma região, faça um roteiro. Hoje tem softwares específicos para auxiliar nesse aspecto. Para volumes menores e de diferentes localidades, prefira transportadoras fracionadas que possuem um menor custo.

Uma tendência que está sendo muito utilizada pelas empresas e e-commerce é o transporte “last mile”. Ele é ideal para grandes centros urbanos onde há restrições de fluxo de caminhões, com entregas em localidades próximas e rápidas.

Ao contrário de um transporte convencional que faria uma roteirização para realizar as entregas, no transporte “last mile” as mercadorias são levadas para um centro de distribuição da transportadora e de lá seguem em veículos menores diretamente para as entregas. Você se beneficia com a redução no prazo de entrega, pode utilizar um software que atualiza a informação no momento exato da entrega e o cliente fica satisfeito.

Atendimento ao cliente

Com os avanços tecnológicos e o mundo globalizado, as pessoas demandam por informações em tempo real. A maior reclamação dos clientes é pela falta de informação do status da entrega dos seus pedidos.

 As empresas e os e-commerce precisam prestar um serviço de qualidade, manter uma comunicação transparente e efetiva com os clientes, se antecipar aos problemas e solucioná-los. Para que isso ocorra, é essencial adquirir tecnologias que garantam essas informações e que o cliente também tenha visibilidade, pois um bom atendimento é uma vantagem competitiva perante os concorrentes.

Essas estratégias implantadas e boas negociações com os fornecedores farão com que você consiga otimizar mais a logística e reduzir custos.

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