Diminua custos com transporte — frete, combustível, pneus etc. — é uma das principais formas de melhorar a saúde financeira de uma empresa, pois são alguns dos gastos mais constantes e necessários às operações de qualquer negócio.
Alguns gestores pecam por negligenciar o tema, acreditando que o combustível ou frete é parte pequena de seus custos de operação, mas esquecem de que o transporte incorre em vários gastos indiretos, tais como:
- Manutenção de veículos;
- Atrasos ou falhas no fornecimento oriundos de quebra;
- Tempo parado em revisão;
- Os próprios custos de manutenção da frota;
- Substituição de peças defeituosas.
Não menospreze esse item importante em sua cadeia de gastos. Busque formas de diminuir custos com transporte, como as que sugerimos a seguir.
Terceirize a frota
A terceirização de frota traz muitas vantagens para a empresa. Dentre elas:
- Não ter a preocupação com a manutenção dos veículos, que passa a ser responsabilidade da transportadora ou do motorista;
- Não sofrer as perdas da depreciação;
- Não ter impactos na operação devido à ociosidade (quando o veículo está no conserto, por exemplo);
- Dependendo do nível da terceirização, não arcar com os encargos da contração direta de mão-de-obra.
Faça o planejamento de rotas
O planejamento de rotas é uma das maneiras mais eficazes de diminuir custos com transporte em uma empresa.
Por meio dele, é possível organizar melhor as entregas, cruzando dados como pontos de distribuição e restrições de trânsito e otimizar o percurso a ser adotado, bem como o consumo de combustível.
Além desses benefícios, obtém-se um melhor serviço de entregas, com maior previsibilidade para os clientes sobre o status de seus pedidos.
Tente agendar as entregas com os clientes
O agendamento é especialmente importante quando os pontos de entrega estão dispersos e se torna ainda mais necessário em se tratando de clientes que compram em poucas quantidades.
A programação ajuda a estruturar e consolidar melhor as cargas, permitindo que mais pontos sejam atendidos durante a distribuição; o que otimiza o transporte e aproveita melhor a capacidade dos veículos.
Essa prática ganha excelência quando aliada do planejamento de rotas.
Utilize um software de monitoramento
O monitoramento traz diversos benefícios, entre eles:
- Identificar o posicionamento da frota;
- Obter informações do status das entregas em tempo real;
- Criar ações mais efetivas diante de inconformidades;
- Conferir agilidade aos processos;
- Melhorar a produtividade;
- Diminuir o índice de erros;
- Agregar confiabilidade e segurança nas informações.
Tudo isso contribui para que os processos logísticos sejam melhor controlados e aprimorados, tornando possível diminuir custos com transporte.
Controle indicadores de desempenho
Existe um jargão muito verdadeiro na área administrativa: Não se controla aquilo que não se mede. Os indicadores de desempenho são grandes aliados dos gestores. Por meio deles, obtém-se o controle e o monitoramento dos processos, o acompanhamento dos resultados e a identificação de pontos de falhas e gargalos.
Com isso, o gestor possui dados sólidos e confiáveis que auxiliam na elaboração de planos de ação para corrigir os problemas encontrados. Pode ser feito o redirecionamento do planejamento, com soluções mais assertivas e isso garantirá o constante aprimoramento resultados.
A redução de custos é imprescindível para uma empresa se manter competitiva no mercado. É por meio dela que se pode oferecer preços mais atraentes e ainda garantir uma margem de lucro satisfatória. Todas as melhorias que o gestor puder implementar em suas operações vão gerar melhores resultados.
0 comentários