Os serviços de atendimento ao consumidor de uma empresa são de grande importância para a fidelização de consumidores.
Seja nos processos de pós-vendas ou nas rotinas de suporte técnico, a companhia pode adotar uma série de estratégias para aumentar a sua capacidade de auxiliar clientes, ampliando, assim, o sucesso das suas estratégias de marketing.
Uma dessas principais estratégias é o uso dos ChatBots, ferramentas automatizadas que podem ser implementadas em várias plataformas. Quer saber mais sobre eles e como um ChatBot pode ser adotado pelo seu negócio? Confira o nosso post de hoje:
O que são os ChatBots?
A ideia inicial do que seria um ChatBot surgiu em meados da década de 1990, durante a Twelfth National Conference on Artificial Intelligence. A origem do termo remonta ao pesquisador Michael Mauldin, que o utilizou para descrever programas de computador que simulassem seres humanos na conversação com pessoas.
Desde então, os princípios dessa tecnologia têm sido adotados em vários processos de atendimento, reduzindo custos e melhorando as rotinas de pós-vendas corporativas. Apesar da semelhança, um ChatBot não deve ser confundido com assistentes pessoais como a Siri, da Apple e a Cortana, da Microsoft.
Enquanto o Google Now é desenvolvido para compreender o contexto de uma questão e, a partir disso, buscar por uma resposta, o ChatBot trabalha a partir de perguntas pré-determinadas. Assim, não basta apenas a inserção de informações para o robô funcionar, mas também que uma possível resposta já tenha sido criada.
Como funcionam os ChatBots?
A criação e implementação de ChatBots pode ser feita de forma simples. Nos últimos três anos, empresas como a Microsoft e o Facebook anunciaram a criação de frameworks para que developers possam desenvolver, gerenciar e divulgar os seus robôs com agilidade e segurança. Assim, manter esse tipo de ferramenta passou a ser mais simples e prático.
No caso do Facebook, por exemplo, o ChatBot pode ser integrado nativamente ao Messenger, serviços de mensagens da rede social. Sites de notícias, por exemplo, criaram um robô para o envio de alertas sempre que um post fosse publicado, aumentando a audiência de páginas web. Já o Uber utiliza o seu ChatBot para que clientes possam pedir um carro sem ter que abrir o app.
Por outro lado, a Microsoft divulgou a criação de uma plataforma completa para a gestão e desenvolvimento de robôs. Cada ChatBot poderá ser publicado em uma grande quantidade de sistemas e aplicativos (como Skype, Telegram, Facebook Messenger ou mesmo a Cortana).
Com a plataforma do IBM Watson, associado aos projetos de ChatBot, empresas podem entender, aprender e interagir com um grande conjunto de informações sobre os seus processos de maneira mais eficaz e tornar o relacionamento com o cliente mais ágil.
Além disso, dados de analytics darão uma visão mais abrangente sobre como cada ChatBot é visto por clientes e parceiros comerciais.
Como o uso de ChatBots pode melhorar o relacionamento com clientes?
O relacionamento com clientes vai além da criação de campanhas de venda eficazes. O processo de suporte e pós-vendas possui um papel de destaque, aumentando a fidelização de consumidores e o sucesso dos leads de vendas.
Nesse contexto, o investimento em ChatBots pode ser visto como uma forma de ganhar mais agilidade, aumentar a capacidade de atender a demandas de clientes e tornar o atendimento mais dinâmico.
Cada cliente contará com uma quantidade maior de canais de contato, o que reduz o tempo necessário para solucionar os seus problemas. Como consequência, a empresa pode diminuir a sobrecarga dos profissionais de atendimento, que terão um trabalho mais eficaz e convergente.
Juntos, esses fatores contribuem para o posicionamento do ChatBot como um investimento estratégico. Quer conhecer mais formas de melhorar o atendimento aos seus clientes e criar um fluxo de trabalho inovador? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer!
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