Você já ouviu falar em supply chain? Esse termo já é traduzido como cadeia de suprimentos e deve ser aplicado a qualquer empresa, a fim de atender às demandas do cliente. Mas o que de fato é a supply chain e quais as suas vantagens para os empreendedores?
No post de hoje, você aprende tudo sobre esse conceito, que é tão importante para a logística das organizações.
O que é supply chain?
Já reparou como toda empresa está interligada a várias outras organizações? Para que o consumidor seja atendido de forma eficaz e todos os seus anseios sejam sanados, a sua marca não pode agir sozinha. Nessa cadeia de empresas interdependentes entram todas as partes que permitem a fabricação, comercialização e entrega do produto ao consumidor final.
Inseridos na supply chain estão todos aqueles que viabilizam o funcionamento do mercado, ou seja, fornecedores de insumos ou produtos, fabricantes, transportadoras, comerciantes, armazéns, pessoal da organização e até mesmo o próprio comprador. Apesar de seus diferentes propósitos de mercado, todos são, de certa forma, dependentes uns dos outros.
Ah, e tem mais: quem não atua diretamente na manipulação da mercadoria também está inserido na cadeia de suprimentos, como o pessoal do marketing, operacional e os gestores. Sendo tão ampla, a supply chain precisa ser levada em consideração pelos empreendedores. Se um membro da cadeia não trabalha dentro das expectativas, todo o processo pode ser defasado.
Quais as vantagens?
Trabalhar observando o funcionamento da supply chain em que sua empresa está localizada traz uma série de vantagens. Confira!
1. Melhora a prestação de serviços
Alinhando as empresas da cadeia de suprimentos com os objetivos da sua empresa, garante uma melhoria no serviço que é entregue ao consumidor. Isso começa na solicitação e entrega da quantidade ideal de produtos pelos fornecedores. Um abastecimento de qualidade reduz o custo das suas compras, o que melhora o preço ofertado ao consumidor final e faz com que ele saia satisfeito.
Mantendo um bom relacionamento com as empresas parceiras, você garante que seu estoque tenha sempre os produtos necessários, evitando faltas que poderiam comprometer suas transações e frustrar o comprador.
2. Fideliza o cliente
Quando você oferece um serviço que está além da expectativa do cliente, você aumenta as chances de fidelização. Isso quer dizer que ele passará a olhar para sua empresa de forma afetiva, ciando um laço de confiança com sua marca.
A eficiência e qualidade na prestação de serviços se torna um diferencial competitivo da sua empresa, atraindo os olhares dos consumidores e mostrando que você se difere da concorrência.
3. Diminui os custos de operação
Seu relacionamento com os fornecedores é bom, sua logística é bem planejada e a produção está alinhada com sua compra de matérias-primas e seu controle de qualidade e gestão de insumos está funcionamento perfeitamente? Isso é sinal de uma cadeia de suprimentos funcionando a todo vapor.
Com essa sinergia entre as partes envolvidas na supply chain, você reduz seus custos operacionais. Comprando e gerenciando a quantidade certa de produtos para o estoque, você também evita o desperdício de material.
4. Aumenta os lucros
Se você opera em uma cadeia de suprimentos eficiente, a tendência é que seus lucros aumentem e a empresa veja seu caixa sempre recheado.
Os chamados ativos fixos — fábricas, transportadoras e armazéns — serão menos chamados se você mantiver uma carteira de fornecedores bem gerenciada. Fechando boas parcerias com empresas da sua cadeia, além de reduzir esses gastos, o produto entregue ao cliente estará dentro do padrão de qualidade esperado.
Oferecendo bom atendimento e mercadoria de alto padrão, você ganha o consumidor, o fideliza e logo ele deixa de acompanhar as ofertas da concorrência, preferindo a sua loja e aumentando seus lucros ao fim do mês.
Agora você domina o conceito de supply chain e sabe como ela pode ajudar seu negócio a crescer. Quer saber mais? Deixe sua pergunta nos comentários!
0 comentários