Com o aumento constante das vendas pela internet e o cenário competitivo torna a gestão de entregas um componente estratégico para as organizações, principalmente no que tange a informação de eventos do processo e comprovação de entrega.
Somente no Brasil existem 118 mil empresas ativas de transporte rodoviário de cargas com ação municipal, não considerando mudanças e produtos perigosos e 42 mil empresas de entregas rápidas, mas muito poucos entregadores utilizam tecnologia móvel nas entregas visando o relacionamento com seus clientes. Isto é um risco aos negócios dos transportadores e dos embarcadores que os contratam, pois para o cliente comprador o serviço de entrega é parte do produto adquirido.
A falta de previsão da entrega e visibilidade do processo do transporte gera insatisfação do cliente podendo ocasionar uma ruptura no relacionamento de novos negócios, portanto é fundamental a adoção da tecnologia integrada no processo de entregas. Destacamos 9 benefícios que o uso da tecnologia proporciona:
- Acompanhamento em tempo real;
- Importante para a empresa e o cliente, porque proporciona a visibilidade e previsibilidade a decisões operacionais, agilizando ações a serem executadas.
- Rastreamento dos veículos / motoristas em campo;
- Fornece uma visão da localização dos recursos, como também o registro do roteiro exato percorrido pelo entregador com geolocalização além de auxiliar na produtividade do entregador.
- Agilidade nas tratativas de inconformidades da operação do transporte;
- Ajuda a minimizar acréscimos de custos com reentregas e de devolução da mercadoria com antecipação da ação nas tratativas.
- Segurança e comunicação;
- Possibilitar em determinadas entregas que o destinatário saiba qual o motorista estará chegando em sua porta proporciona segurança ao cliente, além de possibilitar antecipar tramites em portarias.
- Produto com serviço de pós-venda de qualidade só é possível com bons canais de comunicação e interatividade o que contribui com e a fidelização do cliente.
- Aumento da produtividade e eficiência da equipe em campo;
- A roteirização com a interatividade do centro de comando operacional com os entregadores, contribuem com a melhoria da eficiência das entregas.
- Integração entre sistemas
- Integrar as informações entre embarcadores, transportador e clientes é fundamental para equalização dos ambientes e sintonia da informação em todo o processo da logística de transporte.
- Indicadores de desempenho;
- Possibilidade de medir a eficiência das entregas e o serviço prestado pelo parceiro logístico ou dos entregadores auxilia na manutenção da qualidade do serviço prestado.
- Redução de erros de informação;
- A automatização da informação minimiza erros de digitação e por consequência redução de custos adicionais no transporte.
- Redução de custos com SAC;
- Tornando ágil e disponível a informação ao cliente utilizando canais de comunicação e acesso como alertas por e-mail e SMS, uso de APP (aplicativo no Smartphone) e acesso a um portal com todo o histórico do relacionamento com o cliente reduz custos com o SAC e ameniza alguma insatisfação do cliente.
Ver mais sobre o tema no Post “Custos com SAC podem ser reduzidos sem afetar a qualidade”.
- Tornando ágil e disponível a informação ao cliente utilizando canais de comunicação e acesso como alertas por e-mail e SMS, uso de APP (aplicativo no Smartphone) e acesso a um portal com todo o histórico do relacionamento com o cliente reduz custos com o SAC e ameniza alguma insatisfação do cliente.
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