Entregas Urbanas: 9 benefícios ao adotar tecnologia móvel na gestão operacional de entregas

Com o aumento constante das vendas pela internet e o cenário competitivo torna a gestão de entregas um componente estratégico para as organizações, principalmente no que tange a informação de eventos do processo e comprovação de entrega.

Somente no Brasil existem 118 mil empresas ativas de transporte rodoviário de cargas com ação municipal, não considerando mudanças e produtos perigosos e 42 mil empresas de entregas rápidas, mas muito poucos entregadores utilizam tecnologia móvel nas entregas visando o relacionamento com seus clientes. Isto é um risco aos negócios dos transportadores e dos embarcadores que os contratam, pois para o cliente comprador o serviço de entrega é parte do produto adquirido.

A falta de previsão da entrega e visibilidade do processo do transporte gera insatisfação do cliente podendo ocasionar uma ruptura no relacionamento de novos negócios, portanto é fundamental a adoção da tecnologia integrada no processo de entregas. Destacamos 9 benefícios que o uso da tecnologia proporciona:

  1. Acompanhamento em tempo real;
    • Importante para a empresa e o cliente, porque proporciona a visibilidade e previsibilidade a decisões operacionais, agilizando ações a serem executadas.
  2. Rastreamento dos veículos / motoristas em campo;
    • Fornece uma visão da localização dos recursos, como também o registro do roteiro exato percorrido pelo entregador com geolocalização além de auxiliar na produtividade do entregador.
  3. Agilidade nas tratativas de inconformidades da operação do transporte;
    • Ajuda a minimizar acréscimos de custos com reentregas e de devolução da mercadoria com antecipação da ação nas tratativas.
  4. Segurança e comunicação;
    • Possibilitar em determinadas entregas que o destinatário saiba qual o motorista estará chegando em sua porta proporciona segurança ao cliente, além de possibilitar antecipar tramites em portarias.
    • Produto com serviço de pós-venda de qualidade só é possível com bons canais de comunicação e interatividade o que contribui com e a fidelização do cliente.
  5. Aumento da produtividade e eficiência da equipe em campo;
    • A roteirização com a interatividade do centro de comando operacional com os entregadores, contribuem com a melhoria da eficiência das entregas.
  6. Integração entre sistemas
    • Integrar as informações entre embarcadores, transportador e clientes é fundamental para equalização dos ambientes e sintonia da informação em todo o processo da logística de transporte.
  7. Indicadores de desempenho;
    • Possibilidade de medir a eficiência das entregas e o serviço prestado pelo parceiro logístico ou dos entregadores auxilia na manutenção da qualidade do serviço prestado.
  8. Redução de erros de informação;
    • A automatização da informação minimiza erros de digitação e por consequência redução de custos adicionais no transporte.
  9. Redução de custos com SAC;
    • Tornando ágil e disponível a informação ao cliente utilizando canais de comunicação e acesso como alertas por e-mail e SMS, uso de APP (aplicativo no Smartphone) e acesso a um portal com todo o histórico do relacionamento com o cliente reduz custos com o SAC e ameniza alguma insatisfação do cliente.
      Ver mais sobre o tema no Post “Custos com SAC podem ser reduzidos sem afetar a qualidade”.

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