O conceito Omnichannel se trata de uma nova tendência dentro do setor logístico, onde se integra canais unificados.
E com este conceito é possível ter uma visão geral de toda a operação nos processos dentro da empresa, com fornecedores, transportadoras e com gestão logística em geral.
Uma das principais estratégias dentro da logística omnichannel é a automatização dos processos com o uso de tecnologias avançadas e sistemas integrados.
O maior desafio dentro desta estratégia é fazer com que os sistemas funcionem de forma ativa, e em tempo real, obtendo visibilidade de todo o fluxo logístico.
No post de hoje iremos saber mais sobre os benefícios da implementação de uma logística omnichannel dentro da empresa, e também alguns desafios enfrentados nos processos operacionais e como superá-los.
Boa Leitura!
O que é a Logística Omnichannel?
A logística Omnichannel ou ‘todos os canais’.
Se trata de uma tendência de vendas dentro do setor logístico, onde integra canais de comunicação de forma unificada.
O objetivo da implementação desta estratégia é,
Em geral, a melhora na rotina do atendimento com seu cliente, tornando a entrega dos seus produtos ou serviços dentro do fluxo logístico mais eficientes.
O cliente sempre busca confiança e agilidade para receber seus serviços, adquiridos tanto online ou offline.
Além de querer um atendimento de qualidade e uma boa experiência de compra.
Com isso,
a gestão das lojas físicas e virtuais precisam estar alinhadas e centralizadas dentro da cadeia de suprimentos gerando mais agilidade para a distribuição de mercadorias.
Quais são os principais desafios da Logística Omnichannel e como superá-los?
Um dos maiores desafios dentro desta estratégia, sem dúvidas, é fazer com que os sistemas funcionem de forma ativa e em tempo real.
A integração de todos os canais de vendas no processo de armazenamento e distribuição, precisam estar em conjunto.
E com isso, o planejamento de gestão e a tecnologia são ótimos aliados para que os processos se mantenham em sincronia.
Além disso, obter uma Logística Proativa dentro da empresa é essencial, pois com ela os processos serão feitos de maneira direta e antecipada, melhorando a estratégia no processo de iniciativa e evitando quaisquer falhas ou prejuízos.
Benefícios da Logística Omnichannel nas empresas:
Redução de custos: com uma redução no estoque e sem desperdícios, ocorre uma redução de gastos;
Insights com seu cliente: Obter uma comunicação clara com seu cliente irá facilitar o entendimento das necessidades e auxiliar na tomada de decisão;
Melhora na experiência do cliente: a fidelização com seu cliente se torna a principal jornada para o crescimentos da empresa;
A tecnologia é uma grande aliada para a implementação da Logística Omnichannel:
Como foi dito antes,
os desafios principais dentro de uma empresa é não obter uma visão geral de todo o tracking de pedidos end-to-end, e sem um rastreamento de cargas adequado os processos se tornam um desafio dentro do setor logístico.
Desta forma, a tecnologia é uma ótima aliada para os processos de monitoramento de cargas, fluxo de pedidos e uma gestão integrada na empresa.
A plataforma da Moveideias é uma excelente solução.
Para sua empresa obter todas estas vantagens, e manter o crescimento e ganhos operacionais, a otimização dos processos logísticos irá facilitar seu negócio de ponta a ponta.
Saiba mais sobre as soluções da Moveideias para Logística Omnichannel falando com nosso time de especialistas ainda hoje.
0 comentários