Quando os resultados obtidos ficam aquém do potencial que a empresa possui, ou são identificadas falhas e dificuldades nos processos, é sinal de que algumas melhorias precisam ser aplicadas na rotina.
Nesse sentido, a tecnologia se torna uma excelente aliada, auxiliando na resolução dos problemas, ao mesmo tempo em que moderniza as operações. Mas como saber qual é o momento exato em que a empresa deve adotar essas ferramentas? Confira a seguir!
1. Dados vulneráveis
A realização de atividades manuais faz com que os dados fiquem vulneráveis, ou seja, mais sujeito a erros e perda de informações importantes.
Os maiores problemas relacionados a esse fator é que relatórios e análises tornam-se menos confiáveis, além de prejudicar a criação de ações mais acertadas por parte do gestor.
2. Processos desestruturados
Quando as atividades não possuem um padrão para serem realizadas, sua conclusão leva mais tempo do que o necessário e acompanhar o desempenho se torna algo complexo — já que o mesmo trabalho é realizado de diversas formas.
Todos esses problemas surgem em decorrência de processos que não estão bem estruturados e não possuem um método específico para serem executados.
3. Informações descentralizadas
Outro sintoma de que é o momento certo para investir em um software de logística é o fato de que as informações ficam espalhadas em diversos departamentos. Isso dificulta sua localização, consolidação e compartilhamento com outras pessoas e setores.
4. Ocorrências de desperdícios
Os desperdícios podem ser classificados de várias formas: de materiais, tempo, mão de obra e de recursos. Ou seja, eles podem estar ligados à demora para finalizar uma atividade, à perda de produtos por ineficiência no controle de estoque, pessoas ociosas aguardando informações e recursos, entre outras coisas.
5. Dificuldade na tomada de decisão
Se a localização e consolidação das informações é um processo complexo, demorado e incerto, utilizar esses dados para realizar análises estratégicas e fazer tomadas de decisão é arriscado.
Isso faz com que o gestor tenha uma visão mais limitada de suas operações e, por consequência, faça escolhas mais conservadoras — fazendo com que o negócio não alcance o seu potencial de crescimento.
Como o investimento em um software de logística pode mudar o cenário
O investimento em um software de logística, a princípio, requer a padronização dos processos para garantir uma execução acertada e a uniformidade dos dados que serão inseridos no sistema.
Isso já ajuda a reduzir os erros e torna as informações mais confiáveis. Além disso, os diversos benefícios que a decisão de adotar uma tecnologia proporciona geram ganhos em produtividade, agilidade e ainda permite a criação de relatórios que dão suporte na elaboração de novas estratégias e criação de planos de ação.
Investir em um software de logística é uma decisão que proporciona ganhos tanto operacionais (melhorando a rotina), quanto nos resultados da empresa como um todo, por meio de redução de custos e otimização dos processos.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar sua empresa a aprimorar as rotinas e o desempenho? Então entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!
0 comentários