A logística é um fator importante para qualquer empresa, mas o rastreamento de mercadoria ainda é um desafio. Sem informações sobre os status dos pedidos, os clientes tendem a reclamar e isso causa prejuízos para o seu negócio.
Mas como rastrear a mercadoria de maneira eficiente? É essa pergunta que vamos responder neste post.
Como fazer um rastreamento de mercadoria eficiente
O rastreio de mercadorias é um fator relevante, que acrescenta competitividade à empresa.
Quando esse processo ocorre de maneira eficiente, os negócios destacam-se perante a concorrência e é oferecido um serviço melhor aos clientes, que podem consultar os status dos pedidos em tempo real.
Para alcançar a eficiência no rastreio de mercadorias, é preciso considerar as seguintes dicas:
1. Registre as alterações
O primeiro passo é anotar qualquer alteração efetuada, seja de percurso, seja de nome, coleta, transações, entrega etc. A partir dos registros, é possível atualizar a operação e fornecer um status real.
O malote da entrega também deve trazer todos os dados, de forma detalhada e correta.
2. Notifique os envolvidos no pedido
Uma maneira de trabalhar é atualizar o status de forma ativa. Ou seja, o próprio sistema notifica automaticamente os envolvidos a respeito do status da entrega.
Esse aviso pode ocorrer por meio de mensagens de texto ou e-mail todas as vezes que as remessas são retiradas e entregues ao cliente. Isso permite que o cliente tenha melhor visibilidade do status, tranquilidade e independência no controle do status.
3. Ofereça acesso em tempo real
Ofertar essa possibilidade é uma boa forma de estabelecer um relacionamento de transparência com seu cliente com pouco capital e custo operacional.
Com esse recurso, o cliente consegue obter informações de localização da mercadoria. Isso é feito por meio do número do AR que acompanha a entrega.
4. Centralize as informações do cliente
O rastreio de pedidos tem relação com a satisfação do cliente e uma forma de melhorar essa questão, é centralizar as informações sobre ele.
A dica é anotar todas as interações feitas com o cliente, inclusive projetos e demandas. Dessa forma, é possível traçar estratégias para melhorar o relacionamento e descobrir qual é a melhor forma de atendê-lo.
5. Utilize um software com a função de rastreamento
A tecnologia sempre deve ser usada a seu favor. Quando falamos no rastreio de pedidos, um software com essa função é essencial.
O sistema consegue notificar automaticamente o cliente sempre que o status é atualizado. Assim, ele fica sabendo quando a mercadoria chega à transportadora, sai para entrega, é efetivamente entregue etc.
O software consegue agilizar e automatizar o processo e assegurar mais eficiência e eficácia.
Alguns software já conseguem via Chat BOT ofertar ao cliente a possibilidade de consultar o status do seu pedido e notificar a evolução proativamente. Veja mais sobre o assunto na Fanpage teuPedido.
6. Registre os dados do destinatário
No momento em que a mercadoria é entregue, o transportador deve atualizar o status e inserir todas as informações importantes relativas ao cliente que a recebeu.
Isso evita erros nas entregas, que ocasionam retrabalho, aumento de custos e perda de tempo. A assinatura no momento da entrega também assegura que a mercadoria foi recebida e garante mais transparência ao processo.
Seguindo essas 6 dicas, você garante que o rastreamento de mercadoria na sua empresa seja mais eficiente e que seu cliente fique mais satisfeito. Assista, também, este vídeo que auxiliará a identificar alguns benefícios na adoção de um software com foco no rastreio do ciclo de atendimento do pedido. Vídeo...
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