Saiba como lidar com cliente insatisfeito em logística

    This form uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.

    Empresas que fazem entregas ou prestam serviços constantemente têm que se preocupar com a ideia de cliente insatisfeito. Para isso, é preciso pensar em uma logística de funcionamento adequada para a empresa com foco nesse aspecto.

    No entanto, mesmo que a organização apresente uma logística eficaz, alguns clientes podem ficar bastante insatisfeitos com os atrasos na entrega ou outros tipos de imprevistos. Por isso, saber lidar com os consumidores nessas situações é ideal para manejar bem a clientela do negócio.

    Gostaria de aprender a lidar melhor com um cliente insatisfeito com sua logística? Veja aqui algumas dicas de como fazer isso!

    Escute o que o cliente tem a dizer

    Na ânsia de agradar clientes insatisfeitos, mas sem se atentarem para os contratempos que deram motivo à situação, muitos profissionais acabam buscando soluções inadequadas para resolver o caso. Isso ocorre por não apreenderem, com antecedência, as declarações ou indicações do consumidor.

    Tal atitude, além de poder angariar antipatia por parte do cliente, traz o potencial de indicar a ideia de que a empresa não se importa com seu descontentamento.

    Em contrapartida, é muito importante acolher o discurso do consumidor e procurar soluções viáveis para a situação com base nos problemas observados. Além disso, mostrar empatia e deixar claro que a empresa sente muito por qualquer imprevisto é fundamental.

    Seja (sempre) educado

    Ao receber uma reclamação, é normal a adoção de uma postura defensiva, principalmente se você a considerar injusta. No entanto, no meio corporativo, esse tipo de postura deve ser evitada.

    Interromper o cliente enquanto ele explica seu caso ou até mesmo perder a paciência são algumas das piores condutas que um profissional de vendas pode tomar na hora de conversar com um cliente insatisfeito.

    Manter a educação e a calma são duas práticas cruciais na hora de lidar com o consumidor insatisfeito, sem colocar em risco seu emprego ou a relação do cliente com a empresa.

    Mostre eficiência

    Quando alguém reclama de um serviço, vale dizer que a pessoa não deseja exatamente extravasar a sua raiva apenas. Pelo contrário, ela quer encontrar soluções práticas para ter aquele transtorno de fato solucionado. É claro: reclamar pode até soar terapêutico, mas não resolverá nenhum problema por si só.

    É bastante indicado dar prioridade total ao problema explicado e evidenciar para o cliente que a empresa está fazendo tudo o que está ao seu alcance para desfazer o mal-entendido.

    É óbvio que muitos problemas não se resolvem da noite para o dia. Mesmo assim, mostrar eficiência para a sua clientela é uma ótima maneira de mantê-la fiel ao seu negócio e volte a fechar transações futuras.

    Agradeça o cliente pela crítica

    No final das contas, as críticas feitas à empresa poderão ajudá-la a se tornar uma melhor prestadora de serviço. Em vez de se voltar contra o consumidor, o segredo é enxergar toda essa problemática como uma maneira de aperfeiçoar seu negócio.

    Agindo assim, você será capaz de fidelizar os clientes, o que consequentemente aumentará seus lucros.

    Por fim, é muito importante que o profissional agradeça ao cliente pelo feedback recebido, e garanta que aquela situação será resolvida em breve.

    A logística de uma empresa é um dos quesitos mais importantes para o seu funcionamento apropriado. Por isso, é válido estar bem preparado caso aconteça algum imprevisto no meio do caminho entre a compra do serviço e a sua entrega.

     

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter

      Autorizo o uso dos dados informados conforme política de privacidade