Em tempos de concorrência acirrada em que clientes possuem cada vez menos apego às marcas, as empresas precisam buscar alternativas para atrair e reter consumidores e se destacar no mercado — garantindo bons resultados nas vendas.
Nesse sentido, surge a prática do same day delivery, que busca encantar e atrair novos clientes. A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia e quais vantagens ela traz para os negócios. Continue a leitura e confira agora mesmo!
O que é o same day delivery?
O same day delivery — entrega no mesmo dia, em português — é uma estratégia de logística adotada, principalmente, por e-commerces. Ela consiste na prática de entregar os pedidos no mesmo dia em que a compra é efetuada e confirmada. Apesar de se tratar de um serviço que busca aprimorar o relacionamento com os clientes, em alguns casos ele se trata de um serviço essencial — como no caso da área da saúde, por exemplo.
Esse serviço já pode ser percebido nas grandes metrópoles, para atendimento de públicos mais selecionados e também para itens de grande valor e perecíveis.
Quais vantagens essa prática proporciona?
Em primeiro lugar, podemos citar o diferencial competitivo. Oferecer a entrega no mesmo dia em que o pedido é realizado pode, certamente, ser um diferencial que os clientes procuram na hora de realizar suas compras. Em decorrência disso, pode-se dizer que existe um aumento na satisfação desses consumidores quando o serviço é praticado de forma eficiente.
Além disso, existe um fortalecimento das relações comerciais da empresa com seus parceiros. Isso se deve ao fato de que é necessário aprimorar processos internos e alinhá-los com seus fornecedores e transportadores, de forma que não haja atrasos e nem gargalos que afetem o cumprimento dos prazos.
Como fazer um same day delivery eficiente?
Mapeamento e padronização de processos
O primeiro passo para conseguir um same day delivery eficiente é mapear os processos em busca de falhas que podem gerar gargalos e comprometer os prazos. Assim que os problemas forem identificados, deve-se aplicar as ações de melhorias, padronizar as atividades e comunicar a todos os colaboradores das alterações realizadas.
Gestão de estoque eficiente
Outro ponto importante é a manter uma gestão de estoque eficiente. Para isso, deve-se controlar rigorosamente os níveis dos itens e os pontos de ressuprimento para que não haja falta de itens. Além disso, o ideal é realizar inventários periódicos, para que as informações do estoque físico e do estoque contábil sejam sempre compatíveis — evitando que haja disponibilidade de itens que na verdade não existem fisicamente.
Transportadoras de confiança
As transportadoras são a ponta final do processo; elas são o elo entre a empresa e o cliente final. Ou seja, não adianta gerenciar processos impecáveis se os parceiros não conseguem oferecer altos níveis de serviço, com entregas dentro do prazo.
Monitoramento de prazos
Só é possível saber se as transportadoras cumprem com os prazos acordados se for realizado um monitoramento das entregas. Isso pode ser feito através de rastreamento, de contato com os clientes e de acompanhamento dos documentos que voltam assinados pelos consumidores. ao receberem suas mercadorias.
Acompanhamento de indicadores
O acompanhamento dos indicadores de desempenho serve para analisar se todos os processos — de ponta a ponta — estão apresentando resultados conforme o esperado. Caso os números estejam abaixo da meta estipulada, deve-se investigar as causas das falhas e criar planos de ações para correção.
Como podemos ver, o same day delivery é uma excelente estratégia para atrair consumidores. Porém, para que seja bem-sucedida, deve seguir uma série de cuidados que envolvem desde estratégias de compras até a entrega ao cliente final.
Agora que você já conhece melhor o same day delivery, comente com suas opiniões sobre como ele seria vantajoso para o seu negócio. Participe!
0 comentários