Saiba o que são as entregas last mile (última milha)

Deficiência no processo de entrega de mercadorias. Talvez esse ainda seja o maior dificultador para a grande expansão do e-commerce. Em um mercado cada vez mais competitivo, entregas rápidas e com qualidade certamente são pré-requisitos para quem quer estar no topo do ramo de lojas virtuais.
Nesse sentido, o maior número de problemas ocorre na etapa final da entrega, chamada de last mile, ou última milha.
Que tal conhecermos mais sobre esse conceito inovador, seus impactos nas vendas, possíveis problemas e custos operacionais? Continue com a gente!

Como se dá a logística de um e-commerce?

Quando um cliente acaba de realizar uma compra em um site, a próxima informação que ele procura é qual o prazo de entrega. Então começa a correria por parte de toda a equipe de TI, repassando as informações do pedido (produto, cliente, endereço) para o setor de logística, que por sua vez, busca encontrar o melhor roteiro para entrega.
O principal problema que surge nesse momento é como conseguir o menor tempo de entrega com o menor custo para empresa. Uma entrega demorada pode fazer com que o cliente desista de realizar a compra, e ao mesmo tempo, uma entrega rápida pode acarretar custos maiores para empresa, diminuindo a margem de lucro.
Dividindo o trajeto de entrega em pedaços, temos, a partir da compra, o transporte que vai do centro de distribuição de mercadorias para o centro de distribuição de rotas, onde a encomenda vai ser roteirizada para o destino final, que chamamos de last mile.

Afinal, o que são entregas last mile?

Last mile, ou última milha, trata-se da parte final da entrega do produto. Essa etapa ocorre quando a encomenda sai do centro de distribuição com destino ao endereço final: o cliente.
A última milha é decisiva na avaliação da qualidade da empresa pelos consumidores. Além disso, ela representa uma parte considerável do custo total de uma entrega, cerca de 30%. Por fim, é nas entregas last mile onde existe a maior probabilidade de erros.

Quais são os erros mais comuns nessa etapa?

Entrega errada de produto

Se existe algo que exonera ainda mais um frete, é a logística reversa de produtos entregues errados e o reenvio do mesmo. É extremamente importante que as entregas sejam feitas sempre corretas.

Cliente ausente

Tentativas de entrega sem sucesso também são prejudiciais e acabam aumentando o custo do frete, seja com novas tentativas ou com a garantia da segurança do material a ser entregue.

Impossibilidade de rastreio do produto

Quando o trajeto do produto não fica disponível para o cliente, ele pode acabar se sentindo menosprezado e, movido por ansiedade, pode ligar inúmeras vezes para o SAC querendo saber da entrega do seu produto.
Além disso, a falta de controle de onde está o produto em cada momento do trajeto pode gerar outros problemas para a empresa, como entrega fora do prazo ou desvio de rota.
O investimento em soluções tecnológicas, como o sistema Movecourier,  evitam problemas como estes, pois fornecem rastreabilidade de todo processo de transporte, informações integradas e em tempo real, e notificações proativas ao cliente final reduzindo os riscos de insatisfação.

Como reduzir o custo das entregas last mile?

Aplicativos de celular e portal de acesso

O cliente pode acompanhar a trajetória do produto até a sua chegada. Com isso, a empresa descongestiona as linhas do SAC para esse tipo de informação e passa para o cliente uma credibilidade maior, e também consegue um controle mais preciso do tempo e trajeto de suas entregas.
Para que funcione, é necessário que em todo o trajeto a posição em que o produto se encontra seja atualizada no sistema.

Centros de distribuição de mercadorias mais espalhados.

Em vez de concentrar todos os produtos em alguns centros apenas, existe uma tendência em distribuir esses produtos em centros menores para agilizar o processo de entrega.

Drones para entregas

Algumas empresas estão começando a testar o uso de drones para realizarem a entrega de produtos, essa é uma tendência cada vez mais em alta.

Same Day Delivery

Same Day Delivery consiste em entregar o produto no mesmo dia da compra, no máximo no dia seguinte. Esse diferencial pode ser adotado em parceria com os centros de mercadorias distribuídos.
Com as entregas last mile mais eficientes, certamente seus clientes ficarão mais satisfeitos e isso impactará positivamente seus resultados! Gostou do nosso post? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

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