12 jan Tecnologia RFID: entenda essa tecnologia e seu papel na logística

Investir em inovação significa tornar a operação logística mais eficiente e ágil. Existem diversas opções que auxiliam nos principais processos de uma empresa, e um exemplo claro é a tecnologia RFID. Você sabe o que esse termo significa? E, como se aplica na área da logística? Leia e saiba mais sobre esse assunto.

O que é RFID?

Traduzindo, a sigla em inglês significa Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência).

A sua proposta na logística é contribuir para uma gestão do fluxo de materiais em diferentes elos da cadeia de suprimentos. Esse mecanismo consegue fornecer meios de identificar de forma individual cada item, além de registrar as informações e permitir também o rastreamento. Imagina, você poderá obter dados atualizados sobre o estoque, localização dos produtos e mais.

Conheça as principais vantagens:

  • Possibilita o rastreamento do produto;
  • Controla as mercadorias em estoque;
  • Auxilia no funcionamento de sistemas antifurto;
  • Realiza o controle de acesso em locais restritos;
  • Permite um gerenciamento da cadeia de abastecimento.

Tem desvantagem?

Antes de tomar qualquer decisão é preciso avaliar os pontos positivos e negativos. A desvantagem dessa ferramenta é a questão do investimento. Afinal, os custos de instalação, operação e manutenção são superiores se comparados a outras opções.

Agregue valor a sua empresa

O RFID utilizado na logística associada a plataforma de rastreio do pedido da Moveideias, proporciona uma visibilidade do rastreio mais eficiente ao cliente. 

A adesão dessa tecnologia no setor logístico das empresas cresceu muito e já vem tornando-se um substituto do famoso código de barras. As etiquetas de identificação por radiofrequência utilizam um chip para armazenar as informações e uma das grandes vantagens é que para a leitura do código, não necessita do contato entre o leitor e a etiqueta, garantindo uma maior agilidade na coleta de informações, onde a distância não é um obstáculo.

E, você já conhecia a identificação por radiofrequência? Ela estará presente em diversos setores logísticos que desejam dar destaque para a tecnologia. Para saber mais sobre os principais assuntos do setor logístico, curta nossa página no Facebook e comece a nos seguir no Instagram. Nós sempre compartilhamos conteúdos novos e relevantes sobre a área.