moveideias_5_duvidas_sobre_software_de_logística

27 set 5 Dúvidas sobre software de logística

O investimento em um software de logística permite automatizar as operações e ter ganhos em agilidade, produtividade, diminuição de erros, ganho de segurança e redução de custos, além de outros benefícios.

O avanço da computação em nuvem tem feito com que o software como serviço (conhecido como SaaS) torne a tecnologia mais acessível, principalmente para as pequenas empresas, que antes não tinham condições de adotar um sistema devido ao alto custo de implantação).

Confira, a seguir, a resposta para algumas dúvidas muito comuns a respeito desse assunto!

1. SaaS é seguro?

Essa é uma dúvida muito comum, já que o software funciona online e muitas pessoas ainda têm receio com relação à segurança da internet. Entretanto, as empresas provedoras se comprometem a proteger todas as informações que são armazenadas e restringe o acesso de acordo com a solicitação do gestor.

Apesar de essa preocupação ser muito plausível, o nível de segurança desse tipo de solução é muito alto.

2. SaaS tem estabilidade?

Existe um procedimento que se chama SLA, ou Acordo de Nível de serviço (em português), que serve para garantir que o serviço prestado mantenha altos níveis de qualidade.

No que diz respeito ao software de logística, ele ajuda a garantir que o aplicativo não trave nem tenha problemas no acesso dos usuários. As taxas costumam ser maiores do que 99%, o que significa que o SaaS é altamente estável e que os problemas são bem pontuais.

3. O software de logística é limitado?

Essa dúvida surge em decorrência de o SaaS rodar em nuvem. Contudo, as funcionalidades existentes e o grau de complexidade do software dependem mais da necessidade de cada empresa.

Ou seja, um sistema pode atender desde pequenas empresas até as grandes organizações, oferecendo rotinas que se enquadram exatamente no tipo de rotina que se deseja acompanhar.

4. No longo prazo, ele custa mais caro?

Essa dúvida surge porque muitas pessoas acreditam que, no longo prazo, o software de logística acumula custos mensais e acaba saindo mais caro. Entretanto, isso não passa de um mito.

A adoção de um sistema tradicional requer investimento em uma equipe de TI especializada, compra de licenças para cada computador, uma estrutura com máquinas e equipamentos específicos, atualizações, entre outras coisas.

Ou seja, ao fazer o comparativo, é necessário incluir todos esses gastos na conta, o que acaba favorecendo o SaaS no fim das contas.

5. Com esse tipo de ferramenta o controle dos dados se perde?

Na verdade, o controle e o acesso aos dados aumenta, uma vez que eles estão na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento,desde que se tenha em mãos um gadget (smartphone, tablet ou notebook, por exemplo) e acesso à internet.

Essa também é considerada uma das maiores vantagens desse serviço, já que, com as aplicações tradicionais, o uso só pode ser feito por meio dos computadores que têm a licença do sistema.

A maior parte dos questionamentos e mitos relacionados ao software de logística na nuvem se deve à falta de informações a respeito do tema. Entretanto, basta conhecer os benefícios que essa ferramenta proporciona para as empresas para saber que ela é uma excelente opção, principalmente no que diz respeito à relação custo-benefício.

O que achou deste artigo? Quer saber mais sobre o SaaS e como sua empresa pode se beneficiar dessa ferramenta? Então entre em contato conosco e tire suas dúvidas agora mesmo!