moveideias_blog_capa_como_a_carga_fracionada_pode_racionalizar_custos_com_a_logistica

19 set Como a carga fracionada pode racionalizar custos com a logística?

Um dos principais setores de uma empresa é o da logística, independente se a corporação faz deste serviço sua fonte principal de renda, ou simplesmente utiliza processos logísticos para fazer entregas estratégicas. O transporte de carga fracionada é repleto de processos, que precisam estar devidamente alinhados para que todo o sistema de entregas funcione como esperado.

Empresas bem estruturadas contam com uma ampla e completa estrutura de logística para realizar as entregas. Estas entregas não necessariamente são grandes, podendo também ser fretes pequenos de apenas alguns componentes. Em casos como este as empresas podem contar com a chamada carga fracionada, visando racionalizar os custos e aumentar sua performance.

Neste post vamos apresentar o que é carga fracionada, como funciona e as vantagens que ela proporciona. Confira a seguir e veja como ela pode reduzir os seus custos de operação e maximizar os lucros.

O que é carga fracionada?

Esta modalidade de transporte é realizada principalmente por meio do modal rodoviário, e outra pequena parcela por meio do modal aéreo. A carga fracionada consiste em pequenas remessas, ou seja, encomendas onde o volume de mercadorias é pequeno. Este tipo de transporte não ocupa todo o espaço do caminhão como no caso dos fretes de carga completa, modalidade em que se utiliza todo o compartimento de carga para transportar o máximo de mercadorias possível.

Este tipo de entrega é composta por atividades que vão desde a expedição do fabricante até a chegada do produto às mãos do comprador / cliente. O transporte por carga fracionada busca agrupar várias entregas de produtos similares, de diferentes clientes, em um único meio de transporte. Neste tipo de atividade os veículos seguem um roteiro de entregas, podendo atender a diferentes compradores.

Como funciona este processo?

Diferentemente da carga completa que utiliza grandes caminhões para o transporte das mercadorias, a carga fracionada conta com diversas coletas através de veículos menores e mais modernos, possibilitando ligar vários pontos distintos.

Este tipo de frete também pode ser utilizado em conjunto com o transporte convencional. Podem-se concentrar diversas entregas fracionadas em um único galpão, onde todas são reunidas e colocadas em um grande caminhão para serem entregues. Mas neste caso o ideal é que todas possuam o mesmo destino final.

Quais são as vantagens da carga fracionada?

As principais vantagens deste tipo de transporte são: a redução dos custos de operação e o aumento da segurança das entregas. Como cada entrega é tratada de maneira individual, não é preciso arcar com o custo do frete de um caminhão inteiro. A entrega é realizada por pequenos veículos que possuem custos bem menores de operação. Além disso, as entregas são mais rápidas, pois não é necessário aguardar encher um caminhão inteiro, reduzindo assim os eventuais prejuízos de ter que liberar um caminhão com muito espaço vago.

Não podemos deixar de destacar também que a carga fracionada, por ter maior agilidade, aumenta a frequência de reposição, permitindo que empresa trabalhe com estoque reduzido. É muito importante que todas as empresas envolvidas nos processos logísticos estejam bem alinhadas e cumpram todos os prazos acordados para que não ocorram impactos nas estregas e estoques e, consequentemente, na receita das empresas envolvidas.

Como o transporte de carga fracionada é de alta performance é possível agradar tanto ao cliente que tem acesso rápido a compra, como o fornecedor que pode cobrar valores maiores por isso e aumentar o seu lucro.

Não podemos deixar de citar também o ganho de segurança que é possível ter com este tipo de transporte. Pois a carga fracionada facilita bastante a rastreabilidade de cada produto, isto evita possíveis extravios, acidentes e garante uma entrega segura e no tempo estipulado.

Você já conhecia a carga fracionada? Quer conhecer mais sobre os processos logísticos e rastreabilidade? Então, acompanhe nossa  newsletter e fique por dentro de diversas dicas e novidades!