29 maio É possível melhorar a entrega de pedidos?

Preparamos uma lista com dicas para otimizar o processo de entrega de pedidos da sua empresa. São algumas atitudes que farão toda a diferença na otimização do processo logístico e trarão bons retornos junto ao seu cliente final.

Não deixe de conferir cada uma delas e aplicar no seu dia a dia, pois farão muita diferença na gestão eficiente das suas entregas. Confira!

Conheça sua empresa

Conhecer a sua companhia não se limita a saber quanto está vendendo, quanto está faturando e quanto está lucrando, mas também como é o funcionamento da estrutura que é responsável por gerar esses resultados.

Realize um estudo mais aprofundado dos procedimentos realizados pelos diversos setores, tome nota, produza relatórios, converse com os líderes e identifique o que está sendo feito para aperfeiçoar os mecanismos.

Uma ótima maneira de organizar essa análise inicialmente seria a criação de uma matriz SWOT (também conhecida como FOFA, a mesma faz um cruzamento das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), pois ter uma visão ampla do cenário irá ajudar a tirar conclusões mais coerentes e determinar ações eficazes.

Utilize mais tecnologia na gestão

Cada vez mais abrangentes em suas funcionalidades, os softwares de controle logístico são indispensáveis para identificar problemas recorrentes e projetar ações de impacto na melhoria dos serviços.

Não limite o uso dos mesmos apenas para o controle financeiro. Cobre da sua equipe mais compromisso com a clareza e seriedade das informações lançadas no sistema, de modo que facilite a interpretação dos dados tanto pelos gerentes quanto pelos clientes.

Opte por fornecedores de serviços de logística

Utilize os dados coletados pelo seu sistema, bem como as informações dos seus gerentes para analisar como estão se saindo seus prestadores de serviço de transporte. Caso encontre recorrência de problemas em algum deles entre em contato diretamente e faça uma abordagem para tentar entender os motivos.

Se for por alguma dificuldade de acesso ao local das entregas que não possam ser simplesmente alteradas, pelo menos você estará ciente e poderá repassar ao setor de atendimento, que fará uso disso para esclarecer seus clientes.

Faça o rastreamento de entregas

O acompanhamento do trânsito dos pedidos da sua empresa deve ser uma rotina diária, pois ajuda a encontrar as falhas no processo de entrega antes que elas virem problemas, permitindo que sejam tomadas medidas para resolvê-las.

Para isso mantenha uma equipe treinada e comprometida com o cliente final. Os profissionais responsáveis por essa etapa precisam ser extremamente proativos e não deixar que os desafios atrapalhem a rotina, mas pelo contrário, devem ser capazes de resolver os entraves, seja contatando diretamente os prestadores de serviços ou redirecionando a problemática para os setores responsáveis.

As empresas são pegas de surpresa constantemente por entregas em atraso decorrentes muitas vezes da falta de qualidade no rastreamento e isso gera desconfortos junto ao cliente, estresses com os fornecedores e o descumprimento da previsão de entrega dos pedidos.

Mantenha uma conexão total com o cliente

Informar o cliente em tempo real e com honestidade é um ótimo diferencial competitivo. É preciso mantê-lo ciente de cada passo do seu pedido. Se ele fez uma compra na sua loja estará esperando ansiosamente para ter o produto em mãos; na maioria das vezes acha o prazo longo, mas mesmo assim concorda, então espera receber dentro do previsto.

Deixá-lo a par de eventuais problemas no processo cria um laço de confiança, visto que ele sabe que seu pedido está sendo acompanhado. Disponibilize todos os meios possíveis para tal: telefone, site, Skype, e-mail, whatsapp. Deixe o cliente saber que você quer atendê-lo e ajudar.

Divida conosco suas experiências de otimização na entrega de pedidos. Deixe um comentário!