moveideias_blog_capa_entenda_melhor_o_que_e_um_sistema_de_entregas_expressas

23 set Entenda melhor o que é um sistema de entregas expressas

O sistema de entregas expressas é conhecido por ser o modo pelo qual encomendas vindas de longe são entregues no menor tempo possível. Esse sistema foi criado nos Estados Unidos, trazido pelos empresários que viajavam com muita frequência para o exterior. Tal costume levou esse novo padrão de logística a ser implantado nas empresas de outros países.

O sistema de entregas expressas é importante para quem mantém uma loja de e-commerce ou até mesmo para lojistas que desejem vender para outros estados e países.

Considerando isso, no post de hoje, vamos conhecer o que é o sistema de entregas expressas, já utilizado pelo mundo inteiro para a entrega de produtos e de mercadorias — seja para empresas ou negócios. Continue lendo!

O sistema de entregas expressas e o fator tempo

Atualmente, o fator tempo se torna um grande elemento para o sucesso — ou fracasso — de um negócio. Um pequeno atraso que acontecer com o fornecimento de certa mercadoria, ou até a falta de matéria-prima, podem afetar diretamente o andamento da empresa.

E é nesse cenário que as empresas de entrega expressas são chamadas e se tornam muito importantes. Como os serviços de entrega e o comércio via internet cresceram rapidamente pelo Brasil, o sistema de entrega expressa também cresceu, tendo em vista que muitas pessoas, especialmente em cidades grandes, preferem receber as mercadorias em casa a ir até as lojas para buscá-las.

Por isso, o sistema de entrega expressa é um item muito importante para o desenvolvimento da própria empresa, ampliando, assim, os lucros e a fidelização.

Modos de entrega no sistema de entregas expressas

A entrega pode ser feita de diversos modos, e o principal deles, nas grandes metrópoles do Brasil, é a entrega por motoboys. Esses profissionais podem ser contratados inicialmente como um serviço temporário, sendo pagos de acordo com a encomenda que entregam.

À medida que o negócio cresce, a empresa pode estabelecer convênios com empresas rodoviárias, marítimas e aéreas. Nesse ponto, é necessário que a empresa crie postos para recepção, coleta e entrega das encomendas.

Aqui, o investimento na localização, no visual do empreendimento e na divulgação são essenciais para a sua empresa. Com essa expansão, cresce também a necessidade de contratar mais funcionários. O empresário deve, então, providenciar o treinamento necessário para a eficiência do sistema de entregas expressas.

Diferenciais de sistemas de entregas expressas

Geralmente, o sistema de entregas expressas funciona a partir da demarcação da área em que os transportes são realizados, dos caminhos mais curtos possíveis de se realizar, e dos que sejam mais viáveis. Com a particularidade de que há inúmeras empresas que também realizam entregas; logo, os diferenciais das empresas também podem fazer toda a diferença.

Porém, podemos resumir os maiores diferenciais nos sistemas de entregas expressas em: atendimento e agilidade na entrega. Por ser um fator que pode levar ao sucesso ou à falência da empresa, esse elemento deve ser cuidadosamente administrado para que não ocorram problemas que possam dar prejuízo ao seu negócio.

A tecnologia e os sistemas entregas expressas

Outro aspecto que é muito importante em entregas expressas é a influência crescente da  tecnologia na atividade, em um mundo hiperconectado. Mesmo assim, das 118 mil empresas de transportes ativas no Brasil, o número é quase zero das que utilizam tecnologia móvel para dar mais comodidade e acesso às informações do pedido a seus clientes. Mas essa postura está com os dias contados.

Há muitos benefícios ao adotar tecnologia móvel na gestão operacional, tais como a segurança, a interação entre os sistemas, a transparência na comunicação empresa-cliente etc. Por isso, não se pode deixar de lado a importância da tecnologia para o setor. Certamente, as empresas de entrega expressa que desejam sobreviver no mercado precisam fazer esse investimento.

Estratégias de entrega diferenciadas, como a Same Day Delivery, por exemplo, são extremamente dependentes da tecnologia móvel. E é claro que uma entrega expressa desse tipo é uma vantagem competitiva das empresas que atuam nesse mercado.

E, então, gostou do artigo? Tem alguma curiosidade ou sugestão sobre sistemas de entrega expressa? Deixe sua opinião nos comentários.