moveideias-a-importancia-do-rastreio-para-a-logística-da-sua-empresa

12 dez A importância do rastreio para a logística da sua empresa

Quando compramos um produto, contamos os dias para ele chegar em nossas mãos, não é mesmo? Para permitir que o consumidor acompanhe o andamento da sua encomenda e garantir que o produto chegue em perfeito estado, a empresa precisa investir no rastreio e na segurança da sua frota.

Qual é a importância do rastreio de entregas?

A competitividade no ramo dos transportes aumentou e, para se manterem ativas, as empresas devem apostar em inovação e alternativas que otimizem o relacionamento com seus consumidores.

A tecnologia agora possibilita ao cliente saber tudo acerca de uma companhia antes de fechar negócio, e tudo isso pode ser feito facilmente por meio de seu smartphone. Por esse motivo, o consumidor também tem ficado cada vez mais criterioso.

Para dar a experiência de compras que esse consumidor merece, a sua empresa também deve buscar o auxílio da tecnologia. Nesse contexto, o rastreio é a forma de demonstrar cuidado com a encomenda que seu cliente espera receber.

Como é o rastreio na prática?

Modernizando seu sistema de rastreamento, você pode acompanhar o andamento dos itens despachados em tempo real. A tecnologia de monitoramento garante que o produto está fazendo a rota adequada ao seu destino final, mas não só isso!

Os melhores sistemas de rastreio notificam a empresa caso haja quaisquer avarias na mercadoria. A tecnologia ainda ajuda a manter a segurança dos seus colaboradores: se houver desvios no percurso ou problemas com o veículo, a companhia é notificada através do próprio sistema. Além disso, o automóvel pode ser desligado por comandos remotos, evitando extravios de carga.

Tudo isso coopera para que os produtos cheguem dentro das normas protetivas e seguindo o padrão de qualidade que seu consumidor espera.

Como fazer um rastreio efetivo?

1. Registre as alterações

Qualquer mudança ocorrida durante a entrega deverá ser computada a fim de manter o controle da operação e de garantir que a mercadoria seja despachada com sucesso. Caso seja necessária qualquer alteração no percurso, na transação, na rota, no veículo e até na coleta do produto, a modificação deve ser posta no sistema.

2. Notifique os envolvidos

Para que a entrega seja bem-sucedida, seus colaboradores precisam ter acesso a todas as informações necessárias.

Os entregadores precisam ficar por dentro do tipo de mercadoria, da fragilidade do produto, dos deadlines e também dos dados do cliente. Afinal, são eles quem levarão os itens até o consumidor final e que checarão se os dados do receptor conferem com aqueles registrados pela empresa.

3. Informe ao cliente

Esperar por uma encomenda é sempre fonte de ansiedade. Será que o produto chegará dentro do prazo determinado? Chegará sem avarias? A qualidade da remessa será compatível com a que foi contratada? Tudo isso passa pela cabeça do comprador. Sua função deve ser deixá-lo o mais ciente possível acerca do andamento da transação.

Disponibilize para o cliente a consulta informatizada de seus pedidos. Assim, ele saberá exatamente onde o item comprado se encontra, qual o status da entrega e terá estimativas de prazo, podendo se organizar para receber a mercadoria na data estipulada.

O sistema te permitirá notificar o comprador se houver qualquer problema na rota do veículo ou possíveis atrasos.

4. Conte com um bom sistema de rastreio

Para conseguir controlar o trânsito dos produtos despachados, você precisa contar com o auxílio de um software confiável. Assim, você garante que suas mercadorias serão monitoradas em tempo real e consegue desfrutar de todas as vantagens que só um bom software de rastreamento pode oferecer à sua empresa.

Além das vantagens operacionais, adotar um sistema eletrônico para monitorar suas entregas ainda mostra que sua empresa investe em automação e tendências de mercado. Isso atrai o olhar do consumidor moderno, que dá valor às companhias que apostam em tecnologia.

Viu o que o rastreio pode fazer pela logística da sua empresa? Quer conhecer mais vantagens e descobrir o melhor sistema de rastreamento para o seu negócio? Entre em contato com a Moveideias e converse com um de nossos consultores!