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29 dez O poder da confirmação do recebimento de mercadoria

Uma das maiores falhas cometidas dos gestores é se preocupar com a jornada de compra somente durante o período que antecede a venda até a sua conclusão, esquecendo-se do que vem depois: o pós-venda.

O período pós-venda também é fundamental para qualquer estratégia: por meio dele, a empresa é capaz de criar laços duradouros com o cliente, fidelizando-o e incentivando-o a realizar novos negócios no futuro.

Nesse sentido, é importante investir na confirmação do recebimento de mercadorias, certificando-se de que o cliente recebeu sua encomenda dentro do prazo estipulado. 

Otimiza a fidelização dos clientes

A fidelização é uma solução bem menos cara que a captação. Na verdade, reter um cliente sai aproximadamente 10 vezes mais barato que conquistar um novo.

Para captar um cliente, é conveniente investir em campanhas de marketing e em estratégias diferentes. Trata-se de um processo que não somente é mais oneroso, mas também muito mais trabalhoso.

Por outro lado, manter o cliente que já sabe como funciona o processo de compra da empresa envolve menores custos, reduzindo os investimentos necessários para a realização de novas vendas.

Aumenta a satisfação dos clientes

A fidelização é uma consequência da satisfação com os serviços de atendimento da empresa. Quando confirma o recebimento de mercadorias, a empresa mostra que seu interesse pelo cliente vai além de uma simples negociação, pretendendo criar vínculos que se conservarão ao longo do tempo.

O cliente fica satisfeito por poder dar sua opinião, passar um feedback sobre o atendimento, dizer se gostou do produto ou não e relatar se ele chegou em boas condições.

Cria autoridade perante o mercado e o consumidor

A empresa que se preocupa em confirmar o recebimento de mercadorias também usufrui de outra vantagem: a de criar autoridade no mercado. Trata-se de um diferencial competitivo muito importante para representar a empresa no âmbito em que atua.

Certamente, os consumidores saberão respeitar a organização e se sentirão tentados a obter seus produtos. Da mesma forma, outras empresas também saberão respeitar sua concorrente, procurando imitá-la a fim de se destacar mais no cenário de negócios.

Melhora a comunicação com o cliente 

No processo de pós-venda, o gestor pode deixar sua comunicação com o cliente mais clara e eficiente. A comunicação torna-se mais fluida e natural, pois o gestor e sua equipe demonstram interesse em saber se o cliente recebeu o produto e se realmente aprovou a mercadoria e o atendimento.

Trata-se de transformar um negócio em algo mais valioso, em uma possível amizade. O gestor assume um compromisso que revela que suas intenções são as melhores possíveis para com o consumidor que efetua compras em sua loja.

A comunicação fica mais aberta e o relacionamento bem mais flexível. A empresa está acessível ao cliente para o que for preciso — é uma empresa confiável, que garante aos compradores que efetua seu negócio com integridade e segurança.

Possibilita recuperar contas inativas e clientes inadimplentes

Uma das grandes preocupações de um gestor é a inadimplência. Diante da crise econômica e da falta de organização financeira, muitos consumidores acabam fazendo compras acima dos limites de sua renda e ficam enredados em dívidas assustadoras, uma maior que a outra. O resultado é que não quitam seus débitos, causando grande prejuízo às empresas.

É no processo pós-venda que essa situação pode se reverter e até ser evitada. Quando a empresa se certifica de que o cliente recebeu suas mercadorias, ela está estimulando, de certa forma, o pagamento de sua compra (caso tenha sido financiada).

Torna-se até mais fácil efetuar cobranças quando necessário, pois o gestor terá se antecipado a possíveis problemas (se o cliente, por exemplo, não quiser pagar devido a algum problema no recebimento, poderá explicar seu caso assim que a empresa o contatar no pós-venda).

E mesmo que o cliente já tenha recebido sua mercadoria há muito tempo, ainda faz sentido confirmar o recebimento da mercadoria. Se as informações do cliente ainda estão na base de dados da empresa, é possível enviar mensagens para ele, confirmando sua opinião sobre o atendimento da empresa e a compra que efetuou há alguns meses.

Permite criar estratégias específicas a partir da confirmação do recebimento de mercadorias

Ao se informar sobre o recebimento de mercadorias do seu cliente, o gestor e sua equipe poderão obter valiosas informações para desenvolver laços mais firmes com seu público-alvo.

Será possível, por exemplo, compreender melhor as necessidades e as preferências do perfil de consumidor que costuma fazer compras em sua loja. O cliente poderá dizer o que realmente deseja quando faz compras em seu estabelecimento.

A partir das informações colhidas, o gestor terá embasamento para fazer uma administração mais eficiente, tomar melhores decisões sobre alguns aspectos e elaborar planos e estratégias mais direcionados a seus objetivos.

Lembre-se de que a confirmação do recebimento de mercadorias pode ser um “pretexto” para dar início a uma pesquisa mais ampla e abrangente, a uma conversa que, mesmo que indiretamente, pode resultar em uma coleta estratégica de informações muito importantes.

Reduz os custos com a captação de outros clientes

No primeiro tópico, falamos sobre como confirmar o recebimento de mercadorias ajuda a empresa a fidelizar clientes, e que esse é um processo bem mais barato que conquistar novos clientes.

Mas o interesse em saber se o comprador recebeu efetivamente o produto que desejava em sua casa, em boas condições de uso, também é uma forma de, indiretamente, investir na captação de novos clientes.

Todo cliente fidelizado é também um propagador informal da marca e ajuda a reduzir custos com campanhas de marketing e publicidade. Se cada cliente fidelizado divulga a empresa para seus amigos e familiares, a chance de que mais pessoas comprem seus produtos é certamente muito maior.

A empresa contará com a publicidade boca a boca, que ainda é uma estratégia eficaz para conseguir aumentar a base de clientes.

E então, o que achou das nossas dicas? Está pensando em potencializar a logística da sua empresa? Então aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossas soluções para otimizar a gestão de seu negócio!