moveideias-as-vantagens-de-usar-software-saas-em-logistica

20 out Vantagens de usar software SaaS em logística

A evolução da tecnologia nos últimos anos permitiu que muitas empresas pudessem automatizar sua operações, aumentando o controle e obtendo diversos benefícios. A princípio, sistemas eram vendidos em “pacotes”, podendo (ou não) ser personalizados e requeriam a compra de licenças para cada computador que utilizaria o recurso.

O desenvolvimento da TI e o surgimento da computação em nuvem proporcionou o surgimento de soluções como o software como serviço (SaaS), que por sua vez se tornou mais acessível e viável. A seguir, falaremos sobre as vantagens de se utilizar o software SaaS na logística. Continue acompanhando e confira!

1. Redução de custos com licenças

Como dito inicialmente, o software SaaS não requer a compra de licenças para cada estação de trabalho. Isso ocorre pois o sistema é totalmente online, podendo ser acessado de qualquer dispositivo. Sendo assim, o pagamento é feito por meio de mensalidades — ou semestral, ou anual, dependendo do acordo.

Além do custo ser menor, eles podem ser melhor controlados, facilitando o planejamento financeiro até mesmo a longo prazo, já que não há a preocupação de ter que adquirir novas licenças futuramente.

Outra grande vantagem disso é que, por ser mais acessível, pequenas empresas passam a ter a oportunidade de otimizar suas operações — o que antes era privilégio das grandes organizações, devido ao alto custo investido em um sistema.

2. Redução da necessidade de investir em infraestrutura e manutenções

Haja visto que o SaaS fica diretamente hospedado na nuvem, ele dispensa a necessidade de investir e manter servidores, ter uma grande equipe voltada para cuidar da estrutura, preocupações com manutenção e realização de backups.

Além da economia de espaço, é outro fator que gera economia para a empresa. Todos esses recursos são de preocupação da empresa fornecedora do serviço, que costuma oferecer cerca de 99% de qualidade do software — o que quer dizer que ele é estável e garante a qualidade prometida em contrato.

3. Foco voltado para o core business

O fato de não ter que contar com uma equipe e infraestrutura de TI específica faz com que o foco da gestão esteja mais voltado para a atividade principal que a empresa realiza.

Assim, a atenção passa a ser direcionada para questões que realmente agregam valor ao negócio, ajudando em seu desenvolvimento.

4. Alta escalabilidade

Outra grande vantagem que o software SaaS oferece é a capacidade de adaptação de acordo com o crescimento da sua empresa. Ou seja, se o seu objetivo é expandir as operações, o sistema é capaz de suportar um volume maior de dados, ou mesmo aumentar a quantidade de funcionalidades oferecidas, de acordo com a sua necessidade.

Nesse caso, não é necessário preocupar com o gasto que uma personalização ou a compra de novas licenças vão gerar e o impacto que ele pode causar nas finanças.

5. Maior segurança e disponibilidade dos dados

Muitos gestores ainda se preocupam com a questão da segurança no que diz respeito ao software SaaS, devido ao fato de que todos os dados e informações gerados na empresa vão diretamente para a nuvem. Isso se dá pelo mito de que manter uma base online não é seguro.

Entretanto, vale a pena esclarecer que as empresas fornecedoras do serviço investem muito em segurança das informações e só irão possuir acesso às informações aquelas pessoas que são autorizadas e possuírem os dados de login.

Outro ponto a respeito da segurança é o backup periódico. Como foi falado anteriormente, essa rotina também é de responsabilidade do fornecedor. Dessa forma, caso haja algum problema, todos os dados estão salvos em um servidor e podem ser recuperados posteriormente.

Além de tudo, existe também a preocupação com a disponibilidade do sistema, o que é bastante plausível, já que as oscilações afetam seriamente o andamento dos processos e os resultados da empresa. Para isso, no contrato existe um acordo de SLA, que nada mais é do que o nível de serviço acordado.

Essa taxa ajuda a garantir que a solução seja estável e, como já dissemos, ela gira em torno de 99%.

6. Acesso a qualquer momento, de qualquer lugar

Esse é um dos pontos principais sobre o software SaaS, já que sua premissa mais básica é a de que ele possa ser acessado a qualquer hora, em qualquer lugar — desde que se possua um notebook, tablet, ou smartphone, por exemplo, e acesso à internet.

Isso garante mobilidade, o que permite controlar melhor o trabalho de equipes externas (como motoristas cumprindo rota, por exemplo), auxiliando na captação e envio de dados para a empresa em tempo real.

Em tempos em que a concorrência é cada vez mais acirrada, essa agilidade na comunicação e obtenção de informações importantes pode gerar um diferencial competitivo.

7. Atualizações constantes do software SaaS

Esse também costuma ser um grande motivo de preocupação dos gestores, já que novas versões são lançadas à medida que correções e melhorias são feitas. Também existe o fato de que os requisitos mínimos e sistemas operacionais precisem ser atualizados para que o software possa funcionar corretamente.

Contudo, com o software SaaS isso não ocorre, já que todas as atualizações são realizadas diretamente no provedor. Sendo assim, não existe a necessidade de mudanças, downloads e instalações.

Dessa forma, a empresa continua tendo acesso ao software, utilizando recursos mais recentes, necessitando apenas de um equipamento e acesso à internet.

8. Rápida implantação

Devido ao fato de ficar disponível online e por ser compatível com diversos dispositivos, o software SaaS não requer adaptação das ferramentas, além de não ser necessária a instalação das licenças em cada computador. Tudo isso faz com que sua implantação seja bem mais ágil.

Como as mudanças podem ser encaradas com resistência por parte de alguns colaboradores, essa rapidez pode ser um fator que influencia na adaptação, já que não afeta consideravelmente a rotina de trabalho com a realização de ajustes frequentes.

Essas são apenas algumas das vantagens que suas operações logísticas podem obter ao se investir em um software SaaS. Outro grande ponto que vale ressaltar é a excelente relação custo x benefício, que faz com que a empresa consiga perceber o ROI rapidamente — já que as vantagens proporcionam redução de custos, o que rapidamente paga o investimento realizado.

O que achou desse post? Quer saber mais sobre como sua empresa pode se beneficiar com a utilização de um software SaaS? Entre em contato conosco agora mesmo e tire toda as suas dúvidas!