A logística é uma área muito importante dentro das empresas. Quando bem estruturada, ela contribui com bons resultados para a organização. Por outro lado, uma gestão inadequada pode levar a uma série de erros que prejudicam todo o processo logístico e até mesmo outras áreas, que podem ser afetadas por consequência.
Confira a seguir alguns desses erros que prejudicam o processo logístico da sua empresa e o que pode ser feito para contorná-los!
1. Falhar na comunicação
O fluxo de dados e informações que uma empresa movimenta diariamente é muito grande. Dentro desse contexto, um simples atraso no envio de determinado e-mail ou o extravio de um dado pode provocar uma falha grande na comunicação, prejudicando processos e resultados.
É preciso cuidar para que a transmissão das informações e a comunicação seja fluida, clara e acessível. Isso pode trazer um grande diferencial competitivo, principalmente, para uma área dinâmica como a logística. Visto que, uma rápida tomada de decisão pode ser o que faltava para a empresa se destacar e alavancar os negócios.
2. Não gerir os indicadores de maneira correta
A gestão de indicadores de desempenho é fundamental para que o gestor possa ter uma visão resumida da evolução das atividades e seus resultados. Com essas informações em mãos, é possível elaborar planos de ação para correção de falhas, redirecionar estratégias e fazer um planejamento mais realista.
Porém, o ideal é que esses indicadores sejam elaborados de acordo com a estratégia da empresa. Caso contrário, corre-se o risco de se perder em meio a tanta informação ou então deixar de acompanhar algum dado importante. Independentemente de o problema ser falha ou excesso, ele pode prejudicar o processo logístico consideravelmente.
3. Utilizar processos manuais
É bem comum encontrar gestões que ainda são realizadas através de planilhas, anotações e outros controles manuais. Isso faz com que a incidência de erros e perdas de informações seja muito maior, além da possibilidade da manipulação desses dados.
O ideal, para evitar essas situações, é investir em um sistema de gestão, que automatiza os processos, reduz o índice de erros, aumenta a produtividade, auxilia na redução de custos e ainda proporciona maior controle sobre as informações. Isso permite, em muitos casos, a criação de relatórios gerenciais que auxiliarão no processo de tomada de decisão.
4. Não fazer um controle adequado do estoque
O controle de estoque faz parte do processo logístico, mas pode influenciar os resultados de outras áreas, como comercial, vendas e financeiro, por exemplo, caso não seja eficiente. A falta de uma gestão adequada pode levar a excessos ou faltas de mercadorias, que por sua vez pode comprometer a capacidade da área comercial de atender aos pedidos de venda ou então trazer danos à saúde financeira, em decorrência do capital mal empregado na compra de itens, que não são necessários no momento.
Da mesma forma, a falta desse controle atrapalha o desempenho de compras, que não consegue, com exatidão, informações sobre o que precisa ser comprado, em quais quantidades e em que frequência.
5. Deixar de cumprir promessas
Esse erro, além de prejudicar o processo logístico, afeta diretamente a experiência que o cliente possui com a empresa. Deixar de honrar um compromisso assumido, seja em qual etapa ele foi feito, certamente afetará os processos posteriores e, por consequência, o serviço prestado ao consumidor também ficará aquém do esperado.
Qualquer erro cometido em uma empresa pode afetar seriamente seus resultados, principalmente, quando eles não são monitorados e suas causas são corrigidas. Para um processo logístico eficiente, o ideal é acompanhar as atividades e o desempenho que elas apresentam e buscar por formas de melhorias que possam ser contínuas, focando cada vez mais na qualidade dos resultados apresentados.
Algum dos erros citados já aconteceram ou acontecem em sua empresa? De que forma eles impactaram o processo logístico da sua empresa? Comente e nos deixe saber quais são suas experiências sobre o tema!
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