Não há dúvidas de que as entregas são, hoje, um processo logístico da máxima importância para que a empresa satisfaça o cliente e aumente os seus ganhos. E é claro que, ao longo do tempo, os processos de entrega variaram bastante.
Nos últimos anos, essas mudanças vêm ocorrendo de maneira ainda mais rápida graças aos avanços recentes da tecnologia. Então, quer conhecer mais sobre essa evolução da entrega ao longo do tempo? Continue lendo este post e confira!
A revolução na indústria e os meios de transporte
Antes da Revolução Industrial e do surgimento das máquinas, as entregas, em terra, dependiam basicamente de transportes mais lentos, como as carroças, e de animais, como burros, camelos e jumentos.
Por conta disso, elas levavam dias, semanas ou até meses para chegar ao destino, dependendo da distância, das condições das estradas e da resistência dos homens e animais. No mar, já até existiam diferentes tipos de embarcações que transportavam pessoas e mercadorias a diferentes partes do mundo.
Entretanto, como sabemos, tudo se tornou mais veloz após a Revolução Industrial. Os motores a combustão e a vapor e, depois, a eletricidade foram usados em diferentes transportes para agilizar a chegada de um ponto a outro.
Foi assim que surgiram os grandes caminhões de carga, que hoje cruzam as estradas e são os responsáveis pela maior parte das entregas efetuadas em solo brasileiro. Depois, com o advento da Era Digital, as coisas se modernizaram ainda mais, surgindo outros sistemas de entrega.
Os sistemas automatizados, as rotas e as entregas
Atualmente, o comércio está tão integrado à tecnologia que a sua própria sobrevivência depende dela. Com os sistemas automatizados de monitoramento e rastreamento de carga e veículo, por exemplo, o gestor pode otimizar ao máximo o serviço de entregas, de modo a não prejudicar o cliente.
E, com a tecnologia digital, o planejamento de rotas fica muito fácil. É viável usar determinados softwares e plataformas online para traçar rotas estratégicas, bem integradas ao perfil da empresa e às necessidades dos clientes.
Possibilitar que o cliente rastreie o seu pedido também é uma estratégia que melhora o relacionamento da empresa com o cliente, tornando-o um participante ativo no processo de entrega.
E vale dizer que a qualidade da informação deve acompanhar a evolução da entrega, com uma comunicação transparente com os clientes e soluções rápidas para quem enfrenta dificuldades no atendimento e satisfação das pessoas atendidas.
As entregas urbanas
As entregas urbanas compõem um sistema que se propõe a atender um mercado com distribuição sempre mais capilar e setorizada. Assim, as entregas urbanas costumam ser ótimos diferenciais competitivos para as empresas, e a coleta das mercadorias é feita no embarcador (loja física, virtual, indústria ou centro de distribuição).
Grosso modo, as entregas urbanas apresentam certas vantagens características, como:
- horários favoráveis de entrega;
- logística reversa, que contempla a devolução de mercadorias, bem como o retorno das embalagens e outras coisas;
- aviso eletrônico enviado para o cliente em tempo real por e-mail;
- central de atendimento para fornecer suporte e fazer o acompanhamento da rota;
- Same Day Delivery (quando as entregas são feitas no mesmo dia da compra).
As entregas expressas
Trata-se de um sistema de entregas usado especialmente pelas lojas virtuais. Nesse caso, a entrega é feita dentro de 1 dia, ou até mesmo dentro de algumas horas, conforme o momento da compra.
Geralmente, ela implica em maiores custos para o cliente e para a empresa, já que o gestor deverá adotar medidas para acelerar o processo. Por outro lado, o cliente fica mais satisfeito e a empresa tem possibilidades de aumentar seu faturamento, vendendo mais mercadorias e fidelizando mais clientes.
Quando se fala em entregas expressas, um conceito importante é o de last mile — ou última milha — que designa o momento em que a encomenda deixa o centro de distribuição e segue em direção ao destinatário.
Isso é fundamental nas entregas expressas, pois, dependendo da distância entre o centro de distribuição e o destinatário, o tempo despendido poderá ser maior ou menor. Assim, o monitoramento passo a passo é essencial para assegurar a eficiência da entrega e a redução de riscos.
As entregas antecipadas
Criado pela Amazon, este é outro sistema muito usado pelo e-commerce. Sem dúvida, a entrega antecipada tem todas as qualidades para revolucionar o mercado realizado virtualmente, utilizando os últimos recursos da tecnologia e a inteligência artificial.
Como o nome diz, a entrega começa antes de o cliente efetuar sua compra, realizando o pagamento — ao contrário do que acontece com os outros sistemas de entrega, nos quais o pagamento é um pré-requisito para o envio da mercadoria.
Por meio da análise de dados como o histórico de compras e pesquisas, o tempo de permanência na página do produto, e outros critérios, o algoritmo desenvolvido pela Amazon calcula as probabilidades de o consumidor efetuar a compra.
Assim, o produto é embalado no centro de distribuição (CD) e remetido para o centro de transportes multimodal (HUB) mais perto do cliente. Então, se a compra for realmente realizada, o produto já estará mais perto do consumidor.
Caso a compra seja realizada durante o trajeto do produto, ele nem passará pelo HUB, indo diretamente para o endereço do comprador. Se, no entanto, o consumidor não efetivar a compra da mercadoria, ela é passada para o HUB de outro possível comprador.
Ou seja, não existem custos de logística reversa por causa de devoluções. Dessa forma, ganham o cliente e a empresa, que usa os mesmos veículos, gasta o mesmo tempo e tem os mesmos custos de transporte. Essa é uma maneira de implementar, por exemplo, o Same Day Delivery.
Conhecendo o lead time
Para otimizar o serviço de entrega, é importante conhecer o seu lead time — isto é, o tempo exato entre o recebimento de um pedido e a entrega do produto ao cliente. E esse tempo envolve todas as etapas posteriores à compra, pelas quais a mercadoria passará na cadeia de suprimentos.
Basicamente, o lead time de entrega depende da distância entre o CD e o destino final e dos recursos usados para transportar o produto. Mais uma vez, se percebe a necessidade de uma rota bem elaborada e de uma tecnologia que acelere os processos de recebimento e despacho do pedido, garantindo um monitoramento da carga eficiente.
A terceirização da entrega
Por fim, empresas menores podem otimizar seu serviço de entrega contratando uma transportadora que utilize veículos bem equipados, bons motoristas, tecnologia de ponta e recursos de monitoramento.
Assim, com certeza, as entregas serão efetuadas dentro do prazo, satisfarão o cliente e ajudarão a empresa a crescer, com a redução de custos e as maiores possibilidades de aumentar a receita.
E então, gostou deste post sobre a evolução da entrega? Como você desenvolve esses serviços? Os seus clientes já estão completamente satisfeitos? Deixe-nos um comentário e compartilhe a sua experiência!
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