A importância da visibilidade no ciclo de pedidos para o cliente

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    Hoje, os clientes buscam produtos de empresas que atuem de forma transparente, e o ciclo de pedidos é um dos pontos observados por eles. Não basta apenas comprar e esperar que o produto chegue no local combinado, os clientes desejam fazer todo o acompanhamento. Para conseguir passar toda essa credibilidade ao cliente deve-se seguir alguns critérios e ter uma equipe preparada para proporcionar esse retorno.

    Veja alguns benefícios de se trabalhar dessa forma neste texto e confira bons motivos para ter um ciclo de pedidos transparente.

    Credibilidade para a empresa

    Ao comunicar o passo a passo de onde está o pedido, a empresa ganha mais credibilidade, permitindo que seja feito todo o acompanhamento do processo. Dessa forma, demonstra-se que existem prazos a serem cumpridos e que eles serão seguidos, conforme informado.

    Contudo, para que isso seja feito é preciso organizar todo o processo interno a fim de cumprir com a demanda. Para começar, o cliente deve ser informado de que o pedido foi confirmado, que o pagamento foi aprovado e onde está a compra, pois isso são os quesitos mínimos de um ciclo de pedidos transparente, o que já é um grande diferencial.

    Otimização do processo com o ciclo de pedidos

    Para conseguir cumprir com o ciclo de pedidos, as empresas devem ter um processo otimizado e ágil para acompanhar toda a demanda e fazer com que ele realmente funcione, não sendo apenas expectativa.

    Quando se sabe com precisão em que ponto se está no processo, é possível reduzir as falhas do processo de entrega, tendo conhecimento dos produtos que estão dentro da cadeia de abastecimento e não deixando de atender às demandas.

    Diminuição das falhas

    Essa diminuição de erros ocorre devido à precisão do processo, já que as informações são atualizadas on-line e em um sistema eficiente.

    O ciclo de pedidos passa a funcionar com todas as engrenagens, encaixando-se perfeitamente. Em caso de divergência, essa falha pode ser facilmente identificada e corrigida.

    Funcionários mais preparados

    Se o processo é claro, fica mais fácil para os funcionários entenderem o funcionamento e também cumprirem com o que deve ser feito. Dessa forma, pode-se conhecer todo o fluxo de trabalho, entender como ele funciona e atuar de forma integrada com outras áreas, evitando que haja interrupção do processo.

    Isso também faz com que se diminua a “rivalidade” entre diferentes áreas por se conhecer todo o trabalho e, como resultado, se tem um pedido que vai do início ao fim em um fluxo contínuo.

    Redução de custos 

    Se o ciclo de pedidos é bem estruturado, isso quer dizer que possui um processo claro, o que reduz a quantidade de falhas que podem ocorrer, como mencionado. É claro que somente um processo estruturado não basta, é preciso garantir infraestrutura e funcionários bem treinados.

    Quando todos esses itens são combinados, reduzem-se os erros e retrabalhos, fazendo com que os custos do ciclo de pedidos diminuam. Por conta disso, as falhas devem ser rapidamente corrigidas.

    Além disso, o atendimento feito com qualidade reduz os custos com o SAC, pois, uma vez que o ciclo de pedidos está bem atualizado e transparente, não há a necessidade de o cliente entrar em contato com a empresa para saber sobre cada status. Dessa maneira, o custo com mão de obra para o seu SAC e com a manutenção de um 0800 diminui significativamente, já que as ligações serão menores e o pessoal pode ser mais reduzido.

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