O lead time em logística é muito importante. No entanto, ainda há muitas empresas que ainda não se deram conta disso. Para refletir sobre esse conceito e também mostrar o quanto ele é importante, resolvemos criar este post.
Aqui, além de saber exatamente o que é lead time e como ele pode ser aplicado nos processos logísticos, vamos conversar sobre como é possível calculá-lo. Também vamos ver como a tecnologia pode ajudar a otimizá-lo. Acompanhe!
O que é lead time em logística?
Em uma tradução ipsis litteris, lead time é o tempo de espera. Também pode ser entendido como o tempo de entrega, ou seja, é o tempo que decorre entre a chegada de um pedido feito por um cliente até que seja feita a entrega. É um termo que teve origem na Engenharia de Produção e que vem sendo aplicado em diversos processos.
Logo, podemos concluir que lead time em logística é a soma de todos os tempos de processamento, trânsito, e também o tempo gasto com inventários. Representa também o tempo em que uma mercadoria viaja (considerando todos os processos da empresa) até o consumidor final.
Por que o lead time em logística é importante?
Com o dia a dia corporativo frenético e a concorrência cada vez mais acirrada, é natural que a eficiência dos serviços seja medida pelo tempo.
Os consumidores valorizam o tempo e o levam em consideração na hora de decidir por uma compra. Também os processos internos de uma empresa são baseados em tempo. Assim, ao buscar um fornecedor, por exemplo, é natural que a equipe de compras verifique quais são os prazos de entrega.
Na área de logística, o lead time é importante, pois existem vários fatores que definem o sucesso do departamento. Entre eles: ciclo de vida dos produtos, controle rígido de estoques, mercado dinâmico que depende de negociações cada vez mais voláteis.
O lead time também é um desafio constante na área de logística. Isso porque é preciso controlar rigorosamente o tempo que se leva para comprar matéria-prima, produzir e entregar produtos finalizados para os clientes. O tempo nunca pode ser maior do que o cliente está disposto a esperar.
Como calcular o lead time em logística?
Agora que já entendemos o conceito de lead time e como ele é normalmente aplicado nos processos logísticos, chegou a hora de vermos como calculá-lo.
Veja, a seguir, uma série de dicas para fazer este cálculo baseando-se num processo logístico de produção de um produto ou serviço:
- Liste todos os insumos/produtos necessários para um trabalho específico. Coloque nessa lista as matérias-primas, os insumos, produtos e até itens de reparos e manutenção;
- Investigue quanto tempo será gasto para adquirir cada item e calcule o tempo de deslocamento dos itens do fornecedor até chegar na empresa;
- Selecione os itens com prazo mais longo e veja quanto tempo será necessário para recebê-los;
- Baseie-se nesses tempos para estabelecer o número de dias ou horas para produzir ou completar seu produto ou serviço;
- Acrescente o tempo de espera para que o produto ou serviço chegue ao tempo exigido para fabricar. Este será o lead time para entregar ao cliente final.
Como a tecnologia pode ajudar a calcular e controlar o lead time em logística?
Por fim, é importante saber que o controle de lead time pode ser feito por meio de ferramentas tecnológicas. Aliás, quanto maior e mais complexo forem os processos logísticos da sua empresa, melhor eles serão geridos se estiverem amparados pela tecnologia.
Com um bom sistema de gestão logística, você poderá controlar melhor a compra e venda de insumos, a fabricação de mercadorias, a entrada e saída de pedidos e também as entregas aos clientes.
Um bom sistema automatiza todos estes processos e ajuda a administrar o lead time, inclusive gerando históricos para comparação e tomada de decisões para melhoria contínua. Inclusive, pode ser integrado a outros sistemas como ERP, TMS e WMS para tornar a gestão ainda mais integrada e eficiente.
O que você achou destas dicas? Veja agora “Melhorando o atendimento ao cliente com os Chatbots“
0 comentários