Lead time: o que é e qual sua importância na logística

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    Você sabe que indicadores são relevantes na hora de analisar a sua empresa e entender o que precisa melhorar. Podemos considerar o lead time, um indicador importante para mensurar o crescimento da sua empresa. Este termo surge da Engenharia de Produção, mas é bem utilizado na área de vendas. Quer entender mais sobre o conceito e qual sua relevância na logística? Continue lendo.

    Mas, afinal, o que é lead time em logística?

    É o tempo de espera. Ou seja, o período de todo o ciclo de produção, desde o pedido até a sua entrega. Resumindo, é o tempo entre o momento do pedido do seu cliente até a entrega do produto. Esse indicador é importante e resume o crescimento da empresa, portanto, quanto menor o lead time em logística, melhor. Melhor para todos, para sua empresa e o seu cliente.

    Segue-se normalmente este ciclo: pedido do cliente, entrada do pedido, montagem do mesmo ou a separação no estoque, processamento, transporte e entrega.

    E, como se calcula o lead time em logística?

    • Primeiramente, liste todos os insumos e materiais que serão necessários para a produção de um produto específico ou para realizar um determinado trabalho;
    • Faça uma análise do tempo que se leva para adquirir esses materiais, bem como o prazo de deslocamento para que eles cheguem até a sua empresa;
    • Veja quais itens que possuem um prazo maior na aquisição e no recebimento;
    • Defina qual o tempo necessário para produzir, montar, finalizar e entregar o produto ou da prestação de serviço ao consumidor final;
    • Adicione o tempo de espera para a chegada dos insumos a sua empresa e só então repasse esse prazo ao consumidor final.

    Pegue um papel e uma caneta e calcule. Como está o seu lead time? Está acima dos seus concorrentes? Então, veja abaixo algumas dicas que separamos e que podem ajudar a otimizar esse indicador.

    • Gestão de estoque;
    • Carteira ampla de fornecedores;
    • Invista em tecnologia. A plataforma logística da Moveideias, por exemplo, te auxilia com o ciclo do pedido de ponta a ponta. Saiba mais aqui.
    • Melhore os processos de entrega. O Movecourier, é uma plataforma de gestão e monitoramento logístico de coleta e entrega em tempo real que te ajuda nisso. Aderente em modelos de negócios voltados ao transporte, ele visa contribuir com a gestão, racionalização operacional da logística de transporte, com aplicação de rastreabilidade, roteirização e otimização da distribuição das atividades, menor custo e uma operação transparente com visibilidade e comprovação de entrega.

    Agora, que você e sua empresa já sabem o essencial, aproveite essas dicas e coloque em prática. As soluções logísticas da Moveideias são ideais para melhorar esse e outros processos logísticos. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

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