A logística proativa se resume em uma estratégia de prevenção a possíveis ocorrências. Os consumidores estão cada vez mais criteriosos e seletivos com suas compras e essa realidade altera a atual demanda do mercado. Sendo assim, o desafio das empresas está em atender com excelência um público exigente e intolerante a possíveis falhas.
A palavra proatividade é um termo que está em alta. Ela é descrita como a característica de quem busca identificar ou resolver os problemas por antecipação. No contexto da logística a proatividade está diretamente ligada a toda a operação do setor que é pensada para antever situações e minimizar problemas.
Quando realizamos uma compra online, queremos saber sobre cada etapa do pedido. Desde o pagamento efetuado até que saiu para entrega. Melhor do que ir procurar essas informações, é ser atualizado sobre cada etapa.
Os alertas proativos do teuPedido acontecem:
- Quando existe atraso numa determinada etapa do processo;
- Quando existe a probabilidade de atraso, considerando a previsão e uma porcentagem do tempo alcançado;
- Quando existe uma inconformidade da operação para uma ação mais rápida da equipe de retaguarda;
- Aviso antecipado de status do pedido ao cliente;
- Desvio de rota quando um motorista não passa por um ponto de controle no tempo estimado de percurso;
Lembrando que estar bem informado é importante tanto para os clientes quanto para os funcionários da sua empresa. As notificações geradas pelo teuPedido ajudam a equipe de retaguarda e possibilita agilizar ações e tomadas de decisão, como também notificar aos envolvidos os status atuais do seu pedido.
Quais são os benefícios em adotar uma logística proativa?
Redução de custos
Uma das vantagens mais comentadas da proatividade na logística é a redução de custos, seja ele em relação a entregas, reentregas, devoluções, avarias e sinistros. Percebe-se que a redução de falhas está relacionada a estruturação do ciclo do pedido. Quando ele está bem estruturado, com informações claras, atualizadas em tempo real, há uma redução de erros em diferentes processos logísticos.
Soluções antecipadas e alta performance da equipe
Estar sempre bem preparado e munido de informações permite que as ações a ser tomadas sejam mais eficientes, além é claro da agilidade. Por isso cada etapa de um período é importante tanto para o cliente, quanto para o funcionário da sua empresa.
Quando a equipe está pronta para tomar decisões, a qualidade do serviço se torna indiscutível. Afinal, uma equipe treinada, com alta performance merece ser valorizada, pois são com soluções antecipadas que o retrabalho e os erros são baixíssimos.
Redução de acesso ao SAC e reclamações
Grande parte das ligações direcionadas ao SAC são sobre pedidos. Ou melhor, sobre o rastreamento dos pedidos. Os clientes têm essa ansiedade sobre informações das compras, saber em que etapa a encomenda está, se já foi para a transportadora, qual a previsão de chegada, entre outras dúvidas diretamente relacionadas ao pedido.
E como já citado antes, a experiência de compra do consumidor vem se reinventando, eles estão cada vez mais criteriosos com a escolha de onde vão comprar com o receio de estar bem informado sobre cada etapa da sua compra.
E para reduzir o acesso ao SAC, o teuPedido é uma solução que oferece aos clientes o acompanhamento total do processo do pedido, de ponta a ponta, via alertas por e-mail, SMS, APP, notificações pelo próprio site ou até por chatBot no Facebook.
Melhor relacionamento com o cliente
Atualmente a satisfação do cliente está ligada a informação que a empresa oferece sobre o seu pedido. Por isso, é necessário que as empresas estejam agrupadas em um ambiente de fácil acesso e atualizadas em tempo real. Afinal, cliente bem informado é cliente satisfeito.
O teuPedido oferece isso e muito mais. É através dele que o cliente sabe de cada passo do seu pedido e também qualquer anormalidade durante todo o processo logístico, seja ele atraso, previsão de reentrega, etc.
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