Pick up points é um modelo logístico inovador. Traduzindo, são chamados pontos de retirada. No Brasil, são uma atual tendência, em outros países eles já são considerados a solução definitiva para problemas relacionados a entregas, trocas e devoluções de mercadorias. Tudo isso envolve o padrão de comportamento do consumidor que está sempre mudando e para atender essa demanda as empresas precisam se adaptar às novas tendências.
Os pontos de retirada surgiram para revolucionar a logística no comércio eletrônico. Para atender essa experiência nova de compra, as empresas investem em comodidade, fornecendo assim um modelo de compra mais rápido e eficiente. Mas onde são esses pontos de retirada? São locais físicos que interagem com as demandas das lojas virtuais, sejam eles:
- Própria loja física
- Lojas de conveniência
- Supermercados
- Shopping center
- Postos de gasolina
- Bancas de jornal
- Farmácias
- Centro de distribuição
- Armários Inteligentes
Esses pontos nada mais são do que estabelecimentos comerciais conveniados, onde o consumidor faz a retirada da mercadoria que comprou pela internet, em dia e horário que quiser.
Os pontos também podem ser utilizados para devoluções de mercadorias. Facilitando a logística reversa, pois não há grandes dificuldades, o que acaba simplificando e reduzindo o tempo necessário para concluir o processo.
Fenômeno mundial
Uma pesquisa da Advance sobre o comportamento dos consumidores de comércio eletrônico no Reino Unido mostra que 54% opta por comprar e retirar em algum ponto de retirada, seguido de 21% preferem que a entrega seja feita no local de trabalho.
O modelo já é sucesso no mundo, apesar de ainda estar dando os seus primeiros passos em solo brasileiro. A solução logística para o e-commerce já está sendo aderido por algumas lojas brasileiras que oferecem a opção de retirada em suas próprias lojas físicas sem custo de frete.
Existem boas razões para adotar esse modelo, entre elas estão:
- Entregas sem erros: o cliente recebe a mercadoria comprada onde e quando quiser, sem falha no processo de entrega
- Experiência omnichannel: o modelo possibilita a integração total entre lojas virtuais, físicas e consumidores
- Logística reversa: trocas e devoluções conduzidas da melhor forma possível, de maneira: rápida, transparente e eficiente
- Clientes: ao ter uma excelente experiência de compra, uma satisfação garantida, a fidelização do cliente é conquistada e atrai a atenção de novos consumidores
- Vendas: cliente satisfeito tende a comprar mais seja na loja online ou na física
- Coletas e Entregas Urbanas: tanto o remetente e o destinatário, se usufruem do modelo para o seu conforto e ganho do tempo
Envio rápido e custo reduzido
O comércio eletrônico tem tudo a ver com conveniência, portanto, oferecer várias opções de entrega claramente faz sentido. A capacidade de escolher onde os clientes recebem suas compras está se tornando uma consideração cada vez mais importante. Comprar e retirar é de longe a alternativa mais popular após à entrega em domicílio. Ao utilizar esse modelo de logística, os benefícios são muitos, como a redução de gastos no processo da entrega, a eliminação de possíveis problemas referentes ao transporte e a sua entrega e, redução de custos com o transporte, pois centraliza as entregas em um único endereço.
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