Ao efetuar uma compra via internet, os clientes esperam que as suas encomendas cheguem a tempo aos seus destinos, porém, dependendo do local em que são efetivadas, nem sempre isso acontece.
Não é raro, então, que os consumidores recorram inclusive a advogados para reverter os transtornos causados pela ineficiência no serviço de entrega. É por isso que, no gerenciamento das vendas — especialmente no das vendas online — deve ser feita a automação de processos de entrega de pedidos realizados via internet.
Existem várias maneiras de gerenciar o processo para controle das vendas e das entregas das mercadorias, sendo mais comum o uso de sistemas de rastreamento das transportadoras.
Contudo, por não ser uma etapa muito simples, demanda tempo e recursos, além da dispensa de uma padronização para integrar os processos. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o assunto.
Integração com transportadoras
Boa parte das lojas online trabalha com várias transportadoras, a fim de que as mercadorias sejam entregues para os mais diversos clientes e locais. Porém, como não há uma padronização do sistema de transporte de encomendas, foram desenvolvidas tecnologias de rastreamento que te ajudarão a gerenciar melhor as entradas e as saídas das mercadorias.
Desse modo, se torna mais fácil resolver problemas relacionados à não entrega de pedidos ou aos extravios do produto.
Como funcionam as ferramentas de rastreamento
As ferramentas de rastreamento funcionam para encontrar e controlar toda a logística da pós-venda. O gestor identifica todos os possíveis problemas que podem acontecer durante o processo de transporte do produto, o que permite o acompanhamento da entrega dos últimos 30 dias, além de indicar quais regiões (estados, municípios, ruas) que estão sofrendo mais atrasos.
A partir das informações que coletam, os gestores conseguem solucionar os problemas de entrega durante o transporte e, assim, podem avaliar melhor o trabalho das transportadoras.
Somado a isso, essas ferramentas de rastreio permitem calcular qual será o custo total do serviço, benefício que pode servir na hora de escolher uma transportadora específica para efetivar a entrega dos produtos encomendados.
Esse cálculo é o que indica a pontualidade das empresas de transporte na entrega de pedidos, para que, dessa forma, a loja de e-commerce possa se estabelecer melhor nas encomendas das mercadorias aos clientes.
Como agilizar esses sistemas de entregas
Você, gestor de e-commerce, precisa estar sempre atento aos seus indicadores de tempo de entrega das transportadoras, levando em consideração as indicações de:
- On time in full: quantos pedidos foram entregues corretamente;
- On time delivery: quantos pedidos foram entregues no prazo;
- On time processing: quanto tempo levou para processar o pedido.
Assim que você juntar esses três fatores, pode ter uma melhor ideia sobre como o transporte dos produtos está acontecendo na sua loja e, consequentemente, agir de forma proativa nas entregas das mercadorias.
Somando a uma definição objetiva de metas e planos para o cumprimento delas, isso ajudará na melhora no sistema de entregas das encomendas da sua loja.
Quer saber mais? Descubra se é possível melhorar a entrega dos pedidos lendo nosso artigo sobre o assunto.
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