10 dicas de como usar a tecnologia na logística a seu favor BLOG

25 out 10 dicas de como usar a tecnologia na logística a seu favor

O enorme fluxo de informações, a necessidade de obter maior rapidez nas transações, as demandas de redução de custos e o aumento de produtividade e outras diversas necessidades fazem com que cada vez mais a tecnologia seja um ponto primordial para os processos logísticos. Com isso, diversas soluções são desenvolvidas, buscando automatizar e aprimorar os processos. Confira no post de hoje algumas maneiras de utilizar a tecnologia para conquistar esses benefícios!

1. Faça a integração de processos

Uma das grandes, se não for a maior vantagem de utilizar a tecnologia juntamente com a logística é a integração entre os processos. Sistemas integrados permitem que a comunicação seja fluida e, muitas vezes, realizada em tempo real. Isso faz com que processos sequenciados recebam automaticamente as informações, agilizando a conclusão das atividades.

Por exemplo, utilizando esse tipo de software em uma rotina de vendas, assim que o pedido é inserido no sistema, o setor de estoque já recebe o alerta para fazer a separação dos itens, que por sua vez, já dá baixa das quantidades no sistema, emitindo o alerta para a geração dos documentos.

Com isso, se obtém ganho em agilidade na comunicação, aumento da produtividade, maior segurança das informações, redução de erros e necessidades de retrabalhos.

2. Aprimore o relacionamento com parceiros

Como a tecnologia permite a integração entre processos internos e as empresas envolvidas, torna-se possível aprimorar o relacionamento com fornecedores e transportadoras, por exemplo, desenvolvendo uma cadeia logística que atua com sinergia, em prol de objetivos em comum.

Isso, além de ajudar a aumentar a qualidade e a satisfação dos clientes, permite que os elos dessa estrutura de abastecimento se tornem mais competitivo, a partir do momento em que se passa a atuar como grupo, em vez de empresa isoladas buscando se destacar dos concorrentes.

3. Rastreie as cargas em tempo real

Essa aplicação da tecnologia na logística permite que as empresas acompanhem os status dos transportes, sinalizando ocorrências praticamente em tempo real, o que facilita o processo de tomada de decisão pelos gestores, que conseguem encontrar soluções mais precisas, em menor tempo.

Além disso, ela pode ser utilizada para melhorar o relacionamento com os clientes, oferecendo a possibilidade de acompanharem suas cargas em tempo real.

4. Utilize a tecnologia mobile

A gestão de equipes externas pode ser aprimorada através da utilização da tecnologia mobile, que permite o acesso ao sistema e às informações de qualquer lugar, a qualquer momento. Sendo assim, ela pode ser usada por gestores, colaboradores que trabalham viajando constantemente e mesmo por motoristas, que podem reportar o status das viagens, apontar ocorrências ou comunicar qualquer situação.

Em tempos em que a comunicação ágil acaba sendo um diferencial, a tecnologia mobile exerce um papel essencial para garantir que o fluxo de informações seja sempre fluido.

5. Realize a gestão de fretes

As plataformas de frete são um recurso da tecnologia na logística que trazem diversas vantagens para as empresas. Através delas é possível controlar o custo dos transportes e os documentos, fazer o cálculo de frente, auxiliar o gestor na contratação do frete com menor custo, ou seja, qualquer questão que esteja relacionada à gestão das transportadoras.

6. Acompanhe o trabalho das transportadoras

Outra grande vantagem da aplicação da tecnologia na logística é poder acompanhar o trabalho das transportadoras. Ou seja, em muitos casos, é possível obter o status em tempo real da situação das cargas, receber os documentos assinados pelos clientes (atestando o recebimento) ou mesmo ter ciência de alguma ocorrência que pode acarretar atraso na entrega, por exemplo.

7. Reduza o tempo do ciclo do pedido

O ciclo do pedido é o tempo que ele leva para ser concluído, do momento em que é inserido no sistema até o momento em que é entregue ao cliente. Como o investimento da tecnologia na logística ajuda a aumentar a produtividade e reduzir o tempo de execução dos processos, é possível obter uma redução do lead time, melhorando o tempo oferecido ao cliente e, consequentemente, aumentando sua satisfação.

8. Conte com um sistema de gestão de estoques

A gestão de estoques ainda é vista como uma área operacional, sob a gestão da logística (ou de suprimentos). Porém, sua rotina pode impactar nas áreas de Vendas, Compras e Financeira, podendo trazer grandes prejuízos — visto que a composição do estoque é feita utilizando o capital de giro da empresa — caso não seja bem gerida.

Nesse sentido, pode contar com um sistema que permite a automatização dos processos, trazendo melhorias para a execução das atividades, é essencial. Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de trabalhos manuais, reduzir os índices de erros e retrabalhos, aumentar a segurança, a confiabilidade das informações e a produtividade.

Normalmente, os sistemas permitem acompanhar rotinas de recebimento, armazenagem, expedição, emissão de documentos, gestão de inventários, além do acompanhamento do giro dos materiais, trocas e devoluções, entre outras coisas.

9. Melhore o relacionamento com os clientes

Existe uma ferramenta de gestão, chamada de CRM — ou Gestão do Relacionamento com o Cliente — que ajuda a redirecionar os processos de negócios, voltando o foco para atender a satisfação dos clientes e mantendo uma base de dados com informações importantes sobre cada um deles.

Apesar de ser um sistema voltado para a área comercial, ele também pode ser utilizado para levantar informações importantes sobre qual é a opinião dos clientes a respeito do serviço prestado. Com isso, é possível obter feedback a respeito dos prazos de entrega que estão sendo praticados e a integridade dos produtos entregues, o que ajuda a identificar possíveis falhas e a criar planos de ação que visam corrigir os problemas e aumentar a qualidade.

10. Controle os processos

A quantidade de dados que o setor de logística gera diariamente é muito grande. Com isso, ficar sem utilizar meios tecnológicos, torna praticamente impossível conseguir acompanhar todas as rotinas e controlar as informações importantes. Logo, pode-se dizer que o investimento em tecnologia permite acompanhar e controlar melhor todos os processos de trabalho.

O investimento da tecnologia na logística é essencial para que as operações sejam realizadas de forma mais confiável, segura, com menores índices de erros e necessidade de retrabalho. Logo, é possível dizer que quanto mais uma empresa está disposta a investir em soluções tecnológicas, mais seguros e assertivos os processos se tornarão.