20 jul 5 tendências da logística de transporte que você precisa conhecer

A logística, por ser uma área de estudo recente se comparada a outras áreas da tecnologia ensinadas em instituições de ensino superior, é um segmento que se desenvolve a passos largos. Principalmente, porque como seu próprio nome sugere, está diretamente ligada à lógica e à tecnologia.

Por isso, preparamos esse artigo para você ficar por dentro das 5 principais tendências desse mercado. Nos baseamos no estudo publicado anualmente pela DHL, uma das maiores empresas de logística mundial e outros insights publicados na rede. Não deixe de conferir até o final. Será surpreendente!

Inteligência artificial

O dilema máquina versus humanos surge mais uma vez. A principal tendência divulgada pelo estudo Logistics Trend Radar aponta que progressivamente as pessoas serão substituídas por máquinas em processos logísticos.

Não é bem uma surpresa, visto que já existe uma expertise nesse sentido na fabricação de veículos. Mas não se preocupe, o capital humano é imprescindível e não será substituído por máquinas pensantes. O que ocorrerá em 2016 é a intensificação da automatização de processos, como separação de pedidos, por exemplo.

Personalização

Em um mundo globalizado, onde as informações giram em questão de segundos, da logística de transporte também se espera o máximo de agilidade com 99.99% de eficácia. A personalização na logística consiste na possibilidade — já praticada por diversas empresas — da criação de serviços exclusivos para determinados clientes, de acordo com a demanda apresentada. Essa área tende a se expandir de forma mais intensa a partir de 2016 conforme o estudo.

Alterações de comportamento

O consumidor de 2016 está altamente exigente e ciente do seu poder de decisão. Em um mercado extremamente competitivo, onde bilhões circulam todos os anos, esse é um aspecto que deverá influenciar de forma intensa o ramo de logística.

Os clientes têm à sua disposição diversas opções de modais com preços variados, além de ferramentas de pesquisa e mecanismos de otimização de custos, dificultando cada vez mais a entrada de players privados.

Conforme pesquisa realizada pela ABComm 93% de 250 e-commerces avaliados utilizam os Correios como meio de entregar seus pedidos ao cliente final. Ao mesmo tempo em que mostra uma grande vantagem dos Correios, isso demonstra que há uma enorme fatia do mercado, que pode ser explorada comercialmente.

Same day delivery

Em tradução livre same day delivery significa entrega no mesmo dia. É uma tendência cada vez mais comum no mundo atual e é preciso acompanhar essa evolução para manter seu diferencial competitivo no mercado.

As empresas que praticam esse tipo de serviço contam com centros de distribuição muito bem localizados geograficamente e fazem investimento maciço em tecnologia voltada para logística de transporte. É aconselhável manter uma área exclusiva no e-commerce para ofertas com entregas no mesmo dia, que sejam viáveis de acordo com os estoques dos centros de distribuição.

O impacto do Same Day Delivery pode ser medido pelos benefícios ao consumidor que compara as opções disponíveis: ele está acostumado a ir a lojas, escolher o produto, pagar e levar. O SDD associa a essa experiência mais uma facilidade, a de não ter que pegar filas, trânsito e muitas vezes preços mais atraentes através da compra em uma loja virtual que disponha do serviço.

Drones

Apesar de também estarem associado às tendências na categoria inteligência artificial, os drones merecem uma atenção especial pela sua recente invenção e pelos avanços notados de modo intenso ultimamente. Sendo considerado uma tecnologia avançada, a realização de entregas feitas por essas máquinas já estão presentes no cotidiano das pessoas e são aceitas com naturalidade.

Um exemplo de utilização de drones em entregas pode ser comprovado na prática pelo case da Amazon, que divulgou que 86% dos pedidos realizados em seu site pesam menos que 2,2 kg, o peso máximo que pode ser carregado por um drone de 4 hélices.

E então, o que você achou dessas tendências? Quais outras deveriam ser acrescentadas à lista? Divida conosco a sua opinião nos comentários.